“Ele mesmo provavelmente gostaria de estar ali”, diz Cardeal Filoni após encontro com Francisco neste domingo, 10
Da Redação, com Rádio Vaticano
Na tarde de domingo, 10, o Papa Francisco recebeu em sua residência, na Casa Santa Marta, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni. Recentemente, o purpurado foi nomeado enviado pessoal do Papa ao Iraque. Com a iniciativa, Francisco quer demonstrar sua proximidade à população local, especialmente aos cristãos, necessitados de apoio e encorajamento.
O cardeal informou ao Papa sobre a preparação de sua missão. Por sua vez, o Papa lhe deu algumas indicações pessoais e lhe confiou uma quantia em dinheiro para utilizar nas ajudas mais urgentes. Segundo Dom Filoni, sua missão será levar encorajamento, confiança, mas também ajuda espiritual, moral e psicológica.
Francisco já manifestou sua preocupação e sensibilidade com a situação no Iraque várias vezes. No Angelus deste domingo, 10, ele voltou a pedir paz para a região.
“Senti vivamente a solicitude do Papa, senti que ele mesmo provavelmente gostaria de estar ali, em meio a este pobre povo. Ele me confia este papel para que eu leve pessoalmente este carinho, este amor profundo, a solidariedade que ele sente por estes pobres de hoje”, disse o cardeal.
O enviado de Francisco diz que quer encorajar psicologicamente os cristãos do Iraque, mostrando que há um futuro para eles, que a Igreja está com eles.
“O Papa está consciente disso tudo. Assim sendo, a minha missão será sensibilizar ainda mais as autoridades, recomendando-lhes o bem de nossos povos e, ao mesmo tempo, estudar como ajudá-las concretamente nesta situação e no futuro próximo. Além disso, vou agradecer todos – autoridades, organizações eclesiásticas e não eclesiásticas – pelo que estão fazendo em favor desta população”.