23 de novembro

Papa presidirá, no Vaticano, oração pela paz no Sudão do Sul e Congo

Celebração será na Basílica Vaticana em 23 de novembro 

Da Redação, com informações da Rádio Vaticano

O Papa Francisco vai presidir uma celebração de oração pela paz no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo, informou nesta terça-feira, 14, a Prefeitura da Casa Pontifícia, órgão vaticano responsável pelas celebrações pontifícias.

A celebração será realizada na quinta-feira, 23, às 17h30 (14h30 em Brasília) no altar da cátedra da Basílica Vaticana e será aberta a todos, sem necessidade de bilhetes.

São numerosos os apelos que Francisco lançou por estes dois países durante seu pontificado. Recentemente, ele escreveu o prefácio de um livro do padre comboniano Daniele Moschetti, sobre o Sudão do Sul, e alertou sobre a necessidade de sensibilização a respeito do que ocorre no país.

“Sinto a necessidade de sensibilizar a comunidade internacional sobre um drama silencioso, que necessita do empenho de todos para alcançar uma solução que coloque fim ao conflito em curso. Desinteressar-se dos problemas da humanidade, sobretudo em um contexto como aquele que aflige o Sudão do Sul, significaria, de fato, esquecer a lição que vem do Evangelho sobre o amor pelo próximo sofredor e necessitado”.

Em fevereiro desse ano, na oração do Angelus, o Papa lançou um apelo pela República Democrática do Congo, afetada pela violência. Ele convidou à comunhão e à fraternidade na vida cotidiana e na família, praticando a paciência, o diálogo e o perdão. O Papa sente a dor pelas vítimas, especialmente pela tragédia de tantas crianças tiradas das famílias e das escolas para serem usadas como “soldados”.

“Renovo o apelo à consciência e à responsabilidade das autoridades nacionais e da comunidade internacional, a fim de que se tomem decisões adequadas e oportunas para socorrer estes nossos irmãos e irmãs. Rezemos por eles e por todas as populações que também em outras partes do continente africano e do mundo sofrem por causa da violência e da guerra”.

Os apelos do Papa vão além das palavras e chegam a ações concretas. Em junho desse ano, o Vaticano anunciou a iniciativa “O Papa pelo Sudão do Sul”, para ajudar a população do país que sofre com uma guerra que já dura mais de quatro anos e provocou uma grave crise humanitária.

“Trata-se de uma iniciativa que vai apoiar e encorajar a obra de diversas congregações religiosas e organismo de ajuda internacional que estão presentes no território e que trabalham incansavelmente para socorrer a população e promover o processo de desenvolvimento e de paz”, informou na época o Cardeal Peter Turkson, que lidera o órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Esses dias, o FAO (Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) comunicou que cerca de 30 mil pessoas do Sudão do Sul que sofrem com a fome serão auxiliadas pelos kits para cultivo de frutas e vegetais, kits esses que foram financiados pela doação do Santo Padre

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo