18/11

Papa presidirá Missa por ocasião do Dia Mundial dos Pobres

Dia Mundial dos Pobres é celebrado anualmente na Igreja católica desde 2017

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco celebrará Missa em 18 de novembro, Dia Mundial dos Pobres/ Foto: Arquivo – Reprodução Youtube Vatican News

No domingo, 18, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa por ocasião do Dia Mundial dos Pobres. A celebração será às 10h (hora local), na Basílica de São Pedro, que nesta data celebra a Solenidade de sua dedicação. A missa será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova a partir das 7h, pelo horário de Brasília.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído na Igreja católica pelo Papa Francisco em 2016, ao final do Jubileu da Misericórdia, como um sinal concreto desse Ano Santo vivido pelos fiéis. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, neste ano, 18 de novembro.

Na época da instituição, Papa Francisco explicou que vê nesta celebração uma preparação para vivenciar a Solenidade de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico na Igreja católica.

“Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa. Além disso este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização, procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia”, escreveu o Pontífice sobre a data na carta apostólica Misericordia et Misera, na ocasião do fim do Jubileu.

Mensagem do Santo Padre

Como de costume, o Papa escreve uma mensagem para essas datas. Em 2017, primeira vez em que se celebrou o Dia Mundial dos Pobres, o tema escolhido por Francisco foi “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Para este ano, a reflexão do Papa se desenvolve a partir do tema “Este pobre grita e o Senhor o escuta”. Francisco convida a viver este Dia Mundial como um momento privilegiado de nova evangelização.

“Os pobres evangelizam-nos, ajudando-nos a descobrir cada dia a beleza do Evangelho. Não deixemos cair no vazio esta oportunidade de graça. Neste dia, sintamo-nos todos devedores para com eles, para que, estendendo reciprocamente as mãos um ao outro, se realize o encontro salvífico que sustenta a fé, torna eficaz a caridade e habilita a esperança para prosseguir com firmeza pelo caminho em direção ao Senhor que vem”, escreve o Santo Padre. 

Veja também

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo