Na Missa de hoje, Francisco falou sobre a vida de sacerdote, que deve ser marcada pela mediação do amor de Deus
Da Redação, com Rádio Vaticano
Que os sacerdotes sejam mediadores do amor de Deus, não intermediários que pensam somente no próprio interesse. Esta foi a advertência do Papa Francisco na homilia desta sexta-feira, 9, na Capela da Santa Marta, centrada nas tentações que podem colocar em risco o serviço dos sacerdotes.
O Papa chamou a atenção dos “rígidos” que fazem os fiéis carregar coisas que nem eles carregam. Mais ainda: denunciou a tentação da mundanidade que transforma o sacerdote em um funcionário e o leva a parecer “ridículo”. São como crianças às quais se oferece uma coisa e não lhes agrada. Oferece a elas o contrário, também não está bem. O Papa inspirou-se nas palavras de Jesus que, no Evangelho do dia, sublinham a insatisfação do povo, sempre insatisfeito.
Também hoje – observou o Pontífice – “existem cristãos insatisfeitos – tantos – que não conseguem entender o que o Senhor nos ensinou, não conseguem entender o cerne da revelação do Evangelho”.
O Papa se concentrou então nos padres “insatisfeitos” que – advertiu – “fazem tanto mal”. Vivem insatisfeitos, buscam sempre novos projetos, porque o coração deles está afastado da lógica de Jesus e por isto se lamentam ou vivem tristes.
Não aos sacerdotes intermediários, sim aos sacerdotes mediadores
A lógica de Jesus deveria, ao invés disto, dar plena satisfação a um sacerdote, explicou o Papa: trata-se da lógica do mediador. “Jesus é o mediador entre Deus e nós. E nós devemos seguir por este caminho de mediadores, não como a outra figura que assemelha tanto, mas não é a mesma: intermediários”.
O intermediário, de fato, faz o seu trabalho e recebe o pagamento, ele nunca perde. O mediador é totalmente diferente disto. “O mediador perde a si mesmo para unir as partes, dá a vida, a si mesmo, e o preço é aquele: a própria vida, paga com a própria vida, o próprio cansaço, o próprio trabalho, tantas coisas, mas – neste caso o pároco – para unir o rebanho, para unir as pessoas, para levá-las a Jesus. A lógica de Jesus como mediador é a lógica de aniquilar a si mesmo. São Paulo na Carta aos Filipenses é claro sobre isto: ‘Aniquilou a si mesmo, esvaziou a si mesmo’, mas para fazer esta união, até a morte, morte de cruz. Esta é a lógica: esvaziar-se, aniquilar-se”.
O sacerdote autêntico – acrescentou o Santo Padre – é um mediador muito próximo ao seu povo. O intermediário – pelo contrário – faz o seu trabalho mas depois pega outro, sempre como funcionário, não sabe o que significa sujar as mãos em meio à realidade.
E é por isto – reiterou o Santo Padre – que quando o sacerdote muda de mediador a intermediário não é feliz, é triste. E busca um pouco de felicidade no mostrar-se, no fazer sentir a sua autoridade.
A rigidez afasta as pessoas que buscam consolação
Aos intermediários de seu tempo, Jesus dizia que lhes agradava passear pelas praças, para mostrarem-se e serem honrados, lembrou Francisco. “Mas para fazerem-se importantes, os sacerdotes intermediários seguem pelo caminho da rigidez: tantas vezes, separados das pessoas, não sabem o que é a dor humana; perdem aquilo que haviam aprendido em suas casas, com o trabalho do pai, da mãe, do avô, da avó, dos irmãos… Perdem estas coisas. São rígidos, aqueles rígidos que largam sobre os fiéis tantas coisas que eles não carregam, como dizia Jesus aos intermediários de seu tempo. A rigidez. Chicote em mãos com o povo de Deus: “Isto não pode, isto não pode…”. E tantas pessoas que se aproximam buscando um pouco de consolação, um pouco de compreensão, acabam expulsas com esta rigidez”.
Todavia, advertiu o Pontífice, a rigidez não pode se manter por muito tempo, totalmente. E com a rigidez, a mundanidade. Um sacerdote mundano, rígido, disse Francisco, é um insatisfeito porque pegou o caminho errado.
“Sobre rigidez e mundanidade, aconteceu há algum tempo, que veio a mim um Monsenhor idoso da Cúria, que trabalha, um homem normal, enamorado de Jesus e me contou que havia ido ao ‘Euroclero’ comprar um par de camisas e viu diante de um espelho um jovem – ele pensa que talvez tivesse uns 25 anos, o padre jovem ou (que estava) para tornar-se padre – diante do espelho, com uma manta, grande, larga, com veludo, a corrente de prata e se olhava. E depois pegou o chapéu romano, o colocou e olhava. Um rígido mundano. E o sacerdote – é sábio o Monsenhor, muito sábio – conseguiu superar a dor, com uma história de saudável humorismo e acrescentou: “E depois se diz que a Igreja não permite o sacerdócio às mulheres!”. De forma que o trabalho que faz o sacerdote quando torna-se um funcionário, cai no ridículo”.
Um bom sacerdote se reconhece se sabe brincar com uma criança
“No exame de consciência – disse a seguir o Papa – considerem isto: hoje fui funcionário ou mediador? Guardei a mim mesmo, busquei a mim mesmo, a minha comodidade, a minha organização ou deixei que o dia seguisse a serviço dos outros?”.
Francisco contou que uma vez uma pessoa lhe disse que se reconhecia os sacerdotes pelo comportamento com as crianças: se sabem fazer carinho numa criança, sorrir para uma criança, brincar com uma criança. “É interessante isto porque significa que sabem abaixar-se, aproximar-se das pequenas coisas”.
Pelo contrário, o intermediário é triste, sempre com aquela cara triste ou muito séria, rosto sisudo. O intermediário tem olhar sisudo; o mediador é aberto: o sorriso, a acolhida, a compreensão, os carinhos”.
Ícones: Policarpo, São Francisco Xavier, São Paulo
Na parte final da homilia, o Papa propôs três “ícones” de sacerdotes mediadores e não intermediários”. O primeiro é o “grande” Policarpo que não negocia a sua vocação e vai com coragem à pira e quando o fogo o cerca, os fiéis que estavam ali sentiram odor de pão. “Assim acaba um mediador: como um pedaço de pão para os seus fiéis”.
O outro ícone é São Francisco Xavier, que morre jovem na praia de San-cian, olhando para a China, onde queria ir mas não podia, porque o Senhor o levava para Si.
E depois o último ícone: o idoso São Paulo nas Três Fontes. “Aquela manhã, bem cedo – recordou – os soldados foram até ele, o pegaram e ele caminhava encurvado”. Sabia muito bem que isto acontecia pela traição de alguns dentro da comunidade cristã, mas ele lutou tanto, tanto na sua vida, que se oferece ao Senhor como um sacrifício”.
“Três ícones – concluiu – que podem nos ajudar. Olhemos nisto: como quero acabar a minha vida de sacerdote? Como funcionário, como intermediário ou como mediador, isto é, na cruz?”.