Sala Paulo VI

Papa pede que governos promovam inclusão dos povos indígenas

“Os indígenas devem ser valorizados e consultados; ter plena participação, local e nacionalmente”, disse o Papa

Da redação, com Rádio Vaticano

Antes da audiência geral desta quarta-feira, 15, o Papa recebeu na antessala Paulo VI um grupo de 40 representantes de povos indígenas.

“O principal desafio é conciliar o direito ao desenvolvimento com a tutela dos povos e territórios indígenas”, sugeriu o Pontífice, ao grupo. “E isto fica ainda mais evidente quanto atividades econômicas interferem com as culturas indígenas e sua relação ancestral com a terra”.

Segundo Francisco, para garantir uma colaboração pacífica e sem conflitos entre governos e povos indígenas, deve prevalecer ‘o direito ao consenso prévio e informado’, assegurado na Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas.

Outro aspecto relevante para o Pontífice é o reconhecimento das comunidades nativas como componentes da população que devem ser ‘incluídas’ e não apenas ‘consideradas’. “Os indígenas devem ser valorizados e consultados; ter plena participação, local e nacionalmente”.

Neste sentido, o Papa afirmou que o Conselho dos Governadores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD – sigla em inglês) pode contribuir com financiamentos e competência, pois “um desenvolvimento tecnológico e econômico que não deixa um mundo melhor e uma qualidade de vida integralmente superior não se pode considerar progresso”. (Enc. Laudato si, 194).

“E vocês, em suas tradições, em suas culturas – porque o que vocês trazem na história é cultura – vivem o progresso com um cuidado especial pela mãe terra. Neste momento, em que a humanidade está pecando gravemente ao não cuidar da terra, eu vos exorto para que sigam dando testemunho disso e não permitam que novas tecnologias, que são lícitas e são boas, mas não permitam aquelas que destroem a terra, destruam a ecología, o equilibrio ecológico e que terminam por destruir a sabedoria dos povos”, concluiu o Papa.

A final do encontro, o Pontífice concedeu a sua bênção aos integrantes do grupo, estendendo-a às suas comunidades. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo