Concelebrando com o patriarca de Alexandria dos Coptas, Francisco renovou seu apelo pela paz no Oriente Médio
Jéssica Marçal
Da Redação
Papa Francisco concelebrou a Missa, na Casa Santa Marta, nesta segunda-feira, 9, com o patriarca de Alexandria dos Coptas, Ibrahim Isaac Sidrak, em ocasião da manifestação pública da “comunhão eclesiástica” com o Sucessor de Pedro. Francisco renovou seu apelo pela paz e liberdade religiosa na Terra Santa e em todo o Oriente Médio.
Acesse
:Íntegra da homilia do Papa
Na homilia, o Santo Padre dirigiu seu pensamento aos fiéis coptos, retomando as palavras do profeta Isaías, na Primeira Leitura, que falam de um despertar dos corações na espera pelo Senhor.
“ Coragem: não temam’: eis as consoladoras palavras que encontram confirmação na solidariedade fraterna. Sou grato a Deus por este encontro que me dá oportunidade de reforçar a vossa e a nossa esperança, porque é a mesma”.
Concentrando-se sobre o Evangelho do dia, o Papa recordou que Cristo venceu as paralisias humanas, o que descreve o poder da misericórdia divina que perdoa e dissolve todo pecado quando encontra uma fé autêntica. Ele rezou, então, para que a paz possa sempre prevalecer na Terra Santa e em todo o Oriente Médio.
“Que cessem, para sempre, a inimizade e as divisões. Que se retomem rapidamente os acordos de paz, muitas vezes paralisados por interesses obscuros e contrapostos. Sejam dadas, finalmente, reais garantias de liberdade religiosa a todos, junto ao direito para os cristãos de viver serenamente lá onde nasceram, na pátria que amam como cidadãos há dois mil anos, para contribuir como sempre ao bem de todos”.