Papa participará de Encontro com Movimentos Populares

O encontro é dirigido principalmente às organizações e aos movimentos dos excluídos. Serão convidados bispos e agentes pastorais de vários países

Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho Justiça e Paz, em colaboração com a Pontifícia Academia das Ciências Sociais, promove o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, que se realizará de 27 a 29 de outubro.

No primeiro e terceiro dias, as reuniões se realizarão no Salesianum, em Roma; já os trabalhos do segundo dia serão na Antiga Sala do Sínodo, com a participação do Santo Padre.

O encontro é dirigido principalmente às organizações e aos movimentos dos excluídos. Prevê-se a participação de cerca de 100 delegados provenientes dessas associações, que reúnem pessoas em situação precária, migrantes e engajados no setor popular; camponeses sem terra, indígenas e os que correm o risco de perder suas propriedades devido à especulação agrícola e à violência; e pessoas que vivem nas periferias urbanas, marginalizadas, sem uma adequada infraestrutura urbana.

Serão convidados bispos e agentes pastorais de vários países, a fim de estimular o diálogo e a colaboração com a Igreja. O encontro será conduzido em francês, inglês, italiano, português e espanhol.

O evento se concluirá com a criação de uma espécie de “rede” global ou coordenação das organizações populares, com o apoio e a colaboração da Igreja.

Na próxima sexta-feira, 24, haverá uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé com a presença do Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson; o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo; e o responsável pela Confederação dos Trabalhadores da Economia Popular, Juan Grabois, membro do Comitê organizador deste encontro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo