As exéquias do Cardeal Marchisano foram realizadas na manhã desta quarta-feira no Vaticano. O prelado faleceu no último domingo aos 85 anos
Da redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco participou na manhã desta quarta-feira, 30, do rito final das Exéquias do Cardeal Francesco Marchisano na Basílica de São Pedro no Vaticano.
A Missa foi celebrada pelo Cardeal Decano Angelo Sodano e os ritos tradicionais da última ‘Commendatio et Valedictio’ foi presidida pelo Papa Francisco. O cardeal faleceu no último domingo, aos 85 anos.
Na cerimônia celebrada no Altar da Cátedra, o Cardeal Sodano recordou a longa dedicação do Cardeal Marchisano na Sé Apostólica, iniciada sob o Pontificado de Pio XII e encerrada com o cargo de Arcipreste da Basílica vaticana e de Vigário Geral do Papa João Paulo II, que em 2003 o havia criado Cardeal.
Dom Marchisano colaborou também na Congregação para a Educação Católica, foi Presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja e da Comissão Pontifícia de Arte Sacra.
O Cardeal Sodano lembrou que Dom Marchisano “foi sacerdote por 62 anos e por 58 a serviço da Santa Sé” e destacou, entre outros aspectos, que ele sempre teve um “estilo metódico e silencioso”.
Com o falecimento do Cardeal Francesco Marchisano, o Colégio Cardinalício conta agora com 212 Cardeais, 118 dos quais eleitores e 94 não eleitores.
Leia mais
.: Francisco manifesta pesar pela morte do Cardeal Marchisano