Mesmo em situações limite na vida, Francisco destacou a necessidade de confiar em Deus
Da Redação, com Rádio Vaticano
Confiar em Deus mesmo nas situações limite. Na Missa desta segunda-feira, 25, na Casa Santa Marta, Papa Francisco destacou que os cristãos são chamados a fazer escolhas definitivas, a exemplo dos mártires.
As reflexões partiram de duas figuras apresentadas nas leituras do dia: os jovens judeus escravos e a viúva que foi ao templo adorar o Senhor. Em ambos os casos, Francisco observou que há uma condição limite – a viúva em miséria e os jovens na escravidão – mas escolheram Deus. A viúva entregou tudo o que tinha ao templo e os jovens permaneceram fiéis ao Senhor mesmo arriscando a vida.
“Todos os dois – a viúva e os jovens – arriscaram. Em seu risco, optaram pelo Senhor, com um coração grande, sem interesse pessoal, não tiveram uma atitude mesquinha. Confiaram em Deus e o fizeram porque sabiam que o Senhor é fiel”.
O Pontífice acrescentou que esta confiança levou-os a fazer a escolha por Deus. Ele recordou o exemplo dos mártires e de tantos cristãos perseguidos, pessoas que vivem em situações limite, mas fazem esta mesma escolha. “Eles são um exemplo para nós e nos encorajam a jogar no tesouro da Igreja tudo aquilo que temos para viver”.
Concluindo a homilia, o Papa lembrou que Deus ajuda as pessoas a saírem dessas situações de dificuldades. Ele citou ainda o exemplo de tanto pais e mães que todos os dias fazem escolhas definitivas para levar adiante sua família.
“Isto é um tesouro na Igreja. Eles nos dão testemunho e diante disto peçamos ao Senhor a graça da coragem de seguir adiante na nossa vida cristã, nas situações habituais, comuns, de cada dia e também nas situações limite”.