A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou as nomeações, nesta terça-feira, 3.
Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
O Papa Francisco nomeou, nesta terça-feira, 3, três novos Núncios Apostólicos da Santa Sé. Dois de origem italiana e um nascido em Malta: Dom Antoine Camilleri, Dom Paolo Rudelli e Dom Paolo Borgia.
Dom Antoine Camilleri
Dom Antoine Camilleri, até agora subsecretário para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, foi nomeado arcebispo titular de Skálholt, na Islândia e, ao mesmo tempo, foi-lhe confiado o cargo de Núncio Apostólico.
Nascido em Sliema (Malta), em 20 de agosto de 1965, Camilleri foi ordenado sacerdote em 5 de julho de 1991 e incardinado em Malta. É formado em Jurisprudência e em Direito Canônico. Entrou no serviço diplomático da Santa Sé em 9 de janeiro de 1999, trabalhando nas Representações Papais em Papua Nova Guiné, Uganda, Cuba e na Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado. Em 22 de fevereiro de 2013 foi nomeado subsecretário da Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado. Fala fluentemente sete idiomas: italiano, inglês, espanhol, francês, português, romeno, russo.
Dom Paolo Rudelli
Dom Paolo Rudelli, até agora Enviado Especial, Observador Permanente da Santa Sé no Conselho da Europa em Estrasburgo, foi nomeado arcebispo titular de Mesembria, na Bulgária e, ao mesmo tempo, foi–lhe confiado o ofício de Núncio Apostólico.
Dom Paolo Rudelli nasceu em Gazzaniga (Itália), em 16 de julho de 1970. Ordenado sacerdote em 10 de junho de 1995, foi incardinado em Bergamo. É formado em Direito Canônico e licenciado em Teologia Moral.
Ao ingressar no serviço diplomático da Santa Sé em 1° de julho de 2001, Dom Rudelli trabalhou nas Representações Pontifícias no Equador, na Polônia e na Seção para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado. Foi nomeado Enviado Especial com a função de Observador Permanente no Conselho da Europa em Estrasburgo em 20 de setembro de 2014. É fluente em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e polonês.
Dom Paolo Borgia
O Papa Francisco também nomeou Dom Paolo Borgia, até agora Assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, arcebispo titular de Milazzo, na Itália, confiando-o, ao mesmo tempo, o ofício de Núncio Apostólico.
Dom Paolo Borgia nasceu em Manfredonia (Foggia), em 18 de março de 1966. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1999 e incardinado em Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo. É formado em Direito Canônico. Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1° de dezembro de 2001, atuando nas Representações Pontifícias na República Centro-Africana, no México, em Israel, no Líbano e na Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado e na Seção para Assuntos Gerais da mesma Secretaria. Em 4 de março de 2016, Dom Paolo Borgia foi nomeado Assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, em 4 de março de 2016. Fala inglês, espanhol e francês.