Cardeal indiano, George Jacob Koovakad, é sucessor do Cardeal Ayuso Guixot, falecido em novembro passado
Da Redação, com Vatican News
Nesta sexta-feira, 24, o Papa Francisco nomeou o cardeal indiano, George Jacob Koovakad, como novo prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso sucedendo o Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, falecido em novembro do ano passado. O purpurado mantém o papel de coordenador de Viagens Apostólicas na Secretaria de Estado.
O Cardeal Koovakad nasceu em Chethipuzha, Índia, em 11 de agosto de 1973 e atualmente está com 51 anos de idade. Foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 2004. É formado em Direito Canônico, em 2006 ingressou no serviço diplomático da Santa Sé e foi enviado à Nunciatura Apostólica na Argélia, como secretário.
Em 2009, prestou serviço na Nunciatura Apostólica na Coreia. Em 2021, o Papa Francisco lhe confiou a organização de Viagens Apostólicas. Em 25 de outubro de 2024, foi nomeado arcebispo titular de Nisibis dos Caldeus, recebendo a ordenação episcopal em 24 de novembro em Changanacherry pelo arcebispo-mor de Ernakulam-Angamaly dos siro-malabares, Raphael Thattil. Foi criado cardeal no Consistório de 7 de dezembro de 2024, da Diaconia de S. Antonio di Padova a Circonvallazione Appia.