Papa nomeia brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

Dom Ilson de Jesus Montanari é, atualmente, secretário da Congregação para os Bispos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa nomeia brasileiro como secretário do Colégio Cardinalício

Desde de 2011o arcebispo é Capelão de Sua Santidade / Foto: Arquivo

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 28,  como Secretário do Colégio Cardinalício o  Arcebispo, Dom Ilson de Jesus Montanari.

Dom Ilson tem 58 anos, é natural de Sertãozinho, SP, e trabalha na Congregação para os Bispos desde 2008. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade, e em 12 de outubro do ano passado, o Papa o nomeou Secretário da Congregação para os Bispos.

O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.

Como descrito no Código de Direito Canônico, cânon 349, “os Cardeais da Santa Igreja Romana constituem um Colégio especial cuja responsabilidade é prover à eleição do Romano Pontífice, de acordo com a norma do direito peculiar; assim mesmo, os Cardeais assistem o Romano Pontífice, tanto colegialmente quando são convocados para tratar juntos questões de mais importância, como pessoalmente, mediante as diversas funções que desempenham, ajudando o Papa sobretudo em seu governo cotidiano da Igreja universal”.

Já o Cânon 350, explica que “o Colégio Cardinalício se divide em três ordens: a episcopal, a que pertencem os Cardeais aos quais o Romano Pontífice atribui como título uma Igreja suburbicária e os Patriarcas orientais do Colégio, a presbiterial e a diaconal”.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo