Homilia diária

Papa: não basta o catecismo, é preciso oração para conhecer Jesus

Na Missa de hoje, Papa Francisco indicou três caminhos para conhecer Jesus 

Da Redação, com Rádio Vaticano 

papa_francisco_homilia

Papa durante homilia na Casa Santa Marta / Foto: L’Osservatore Romano

Para conhecer realmente Jesus é preciso oração, adoração e reconhecer-se pecador. Esse foi o ensinamento central do Papa Francisco na Missa desta quinta-feira, 20, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que o catecismo não é suficiente para compreender a profundidade do mistério de Cristo.

A homilia partiu da Carta de São Paulo aos Efésios. O Apóstolo dos Gentios, observou ele, pede que o Espírito Santo dê aos Efésios a graça de serem fortes, robustos, que faça de modo que Cristo habite em seus corações. Ali está o centro.

O Papa observou que Paulo “se imerge” no mar imenso que é a pessoa de Cristo. “Mas como podemos conhecer Cristo?”, questionou Francisco. “Como podemos compreender o amor de Cristo que supera todo conhecimento”. Ele mesmo deu a resposta:

“Cristo está presente no Evangelho, lendo o Evangelho conhecemos Cristo. E todos fazemos isso, pelo menos ouvimos o Evangelho quando vamos à Missa. Com o estudo do catecismo: o catecismo nos ensina quem é Cristo. Mas isso não é suficiente. Para ser capaz de compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade de Jesus Cristo é preciso entrar num contexto, primeiro, de oração, como faz Paulo, de joelhos: ‘Pai, envia-me o Espírito para conhecer Jesus Cristo”.

Encontrar o Senhor no silêncio da adoração

Paulo não somente reza, adora este mistério que supera todo conhecimento e num contexto de adoração pede esta graça, explicou o Santo Padre. “Não se conhece o Senhor sem este hábito de adorar, de adorar em silêncio, adorar. Se não estou enganado, creio que esta oração de adoração seja a menos conhecida entre nós, é a que menos rezamos. Perder tempo, permito-me dizer, diante do Senhor, diante do mistério de Jesus Cristo. Adorar. Ali em silêncio, o silêncio da adoração. Ele é o Senhor e eu o adoro”.

Reconhecer-se pecadores para entrar no mistério de Jesus

O Papa disse ainda que para conhecer Cristo é necessário ter consciência de si mesmo, ou seja, ter o hábito de se acusar, de reconhecer-se pecador.

“Não se pode adorar sem acusar-se a si mesmo. Para entrar neste mar sem fundo, sem margens, que é o mistério de Jesus Cristo, estas coisas são necessárias. Primeiro, a oração: Pai, envia-me o Espírito para que Ele me leve a conhecer Jesus. Segundo, a adoração ao mistério, entrar no mistério, adorando. E terceiro, acusar-se a si mesmo: Sou um homem dos lábios impuros. Que o Senhor nos dê esta graça que Paulo pediu para os Efésios também a nós, esta graça de conhecer e merecer Cristo.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo