JUBILEU

Papa institui o Centro Laudato si' para a Educação Superior

Antes do Jubileu de 2025, o Centro Laudato si’ para Ensino Superior anuncia um projeto de duas fases para implementar uma verdadeira conversão ecológica

Da redação, com Vatican News

Foto: David Vig – Unsplash

Nesta sexta-feira, 2, o Santo Padre instituiu o Centro de Alta Formação Laudato si’ (CeAF-LS), um organismo científico, educativo e social encarregado de oferecer uma formação integral da pessoa de acordo com os princípios da Encíclica Laudato si’, com particular atenção aos jovens e àqueles que vivem em condições de vulnerabilidade (cf. Estatuto, art. 1).

Em cumprimento a essa tarefa, como indicado pelo quirógrafo de 2 de fevereiro de 2023, em seu primeiro ano de existência, a CeAF-LS se comprometeu a elaborar o projeto “Borgo Laudato si'” com o objetivo de tornar aplicáveis os princípios expostos na Encíclica Laudato si’, retomados ainda mais explicitamente na Exortação Apostólica Laudate Deum de outubro passado.

Três objetivos do projeto

O CeAF-LS, assistido por especialistas nacionais e internacionais de alto nível, delineou, em primeiro lugar, as três principais direções do projeto “Borgo Laudato si'”: educação para a ecologia integral, economia circular e generativa e sustentabilidade ambiental.

O projeto abrange os 55 hectares de área extraterritorial em Castel Gandolfo, divididos em 35 hectares de belos jardins e 20 hectares de terras agrícolas e pecuárias, estufas e edifícios de serviço. A aquisição efetiva de todo o perímetro pela CeAF-LS ocorreu em 15 de janeiro de 2024, e a equipe anteriormente empregada nos 55 hectares passou para a CeAF-LS. Esse trabalho foi realizado em cooperação e diálogo com a Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e com as diretorias envolvidas.

Área agrícola e pecuária

A implementação desse primeiro projeto está planejada em duas fases principais. A primeira fase diz respeito à área de jardins e a segunda à área agrícola e pecuária.

No que diz respeito à primeira fase, o projeto é construído com base no maravilhoso patrimônio natural, histórico e artístico das Villas Papais, com 35 hectares de beleza. As atividades, que já começaram nos últimos dias, dizem respeito principalmente à conservação, manutenção e cuidados com o patrimônio confiado ao CeAF-LS, que tem o compromisso de protegê-lo e desenvolvê-lo, também usando novas técnicas e inovações tecnológicas para preservar melhor a inestimável riqueza do local e preservar sua integridade para as gerações futuras.

Atividades de treinamento

Nesse cenário privilegiado, uma série de atividades de treinamento será lançada em breve, e todas elas podem ser atribuídas ao título de educação para a ecologia integral. Em primeiro lugar, haverá continuidade na abertura dos jardins para visitas públicas, uma atividade já iniciada em anos anteriores para cumprir o desejo do Santo Padre de abrir sua Casa a todos. A ideia básica é oferecer aos visitantes a oportunidade de combinar séculos de história em uma única experiência, beleza natural e artística única e uma jornada imersiva da Laudato si’. Os visitantes poderão aprender sobre os princípios da Carta Encíclica Laudato si’, experimentando sua implementação em uma área, adquirindo assim uma consciência existencial que pode promover uma verdadeira conversão ecológica. É dada grande importância à inclusão desses cursos, para que até mesmo as categorias mais vulneráveis possam ter acesso a eles.

Em segundo lugar, serão lançados cursos de treinamento profissional, inicialmente nas áreas de manutenção de áreas verdes, poda, jardinagem e arboricultura. Os cursos de treinamento serão voltados especialmente para pessoas em situações vulneráveis: migrantes, refugiados, menores desacompanhados, mulheres sobreviventes de violência, jovens e adultos desempregados, pessoas com diferentes habilidades e ex-presidiários. Todos os cursos de treinamento vocacional incluirão colocação no mercado de trabalho e acompanhamento pessoal durante o primeiro ano de emprego.

Em terceiro lugar, serão organizadas atividades de treinamento para crianças e jovens, diversificadas de acordo com a idade, todas com foco na ecologia integral. Para as crianças mais jovens — escolas de ensino fundamental, médio e superior — serão oferecidas visitas guiadas e momentos educacionais, com a possibilidade de atividades e workshops adequados à idade. Para os jovens universitários, serão organizadas escolas de verão, cursos de treinamento e dias de aprofundamento sobre os temas da Laudato si’, em colaboração com universidades.

Em quarto lugar, como resposta a uma necessidade emergente, cursos, seminários e retiros sobre os temas fundamentais da Laudato si’ serão oferecidos a empresários e técnicos de negócios. De fato, muitos deles, independentemente de sua fé religiosa, expressaram seu interesse em aprofundar as recomendações e sugestões contidas na Encíclica, com vistas a uma possível aplicação em seus contextos empresariais.

Segunda fase

A segunda fase, que terá início no segundo semestre de 2024, diz respeito aos 25 hectares da área agrícola e zootécnica. Algumas atividades preparatórias já estão sendo realizadas nessa área, com vistas à reorganização e ao desenvolvimento das atividades de produção, que caracterizaram as fazendas pontifícias de Albano durante anos. Para tornar o projeto mais sustentável, a CeAF está desenvolvendo um modelo de economia circular baseado em compartilhamento, reutilização, reparo, recondicionamento e reciclagem. Parte do projeto é a criação de uma comunidade de energia baseada em fontes renováveis. Em todas as atividades, será dada grande importância à preservação da biodiversidade e à interação harmoniosa entre os seres humanos e a natureza.

Um verdadeiro “Borgo Laudato si'” deve estar pronto para o Jubileu, um lugar de imersão total na ecologia integral promovida pelo Papa Francisco, um lugar onde se pode aprender e tocar as origens do cuidado da criação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo