Mensagem

Papa: Igreja deve estar próxima dos desempregados e mais vulneráveis

Em mensagem à Confraria Operária da Ação Católica Espanhola, Francisco falou da dignidade do trabalho e o papel da Igreja diante da precariedade do trabalho e da falta de oportunidades

Da redação, com Vatican News

Foto: Fabio Pignata /IPA/Sipa/USA via Reuters

O trabalho “não é simplesmente uma atividade produtiva, mas um meio pelo qual colaboramos com Deus na obra da criação e nos realizamos como seres humanos”. Foi o que afirmou o Papa Francisco em mensagem à Confraria Operária da Ação Católica (Hermandad Obrera de Acción Católica, Hoac) – organização espanhola fundada em 1946, reunida em Segóvia desde sábado, 12, até esta terça-feira, 15, para a sua 14ª Assembleia Geral.

No texto, o Pontífice ressaltou também que a Igreja deve acompanhar o mundo do trabalho desde as periferias e estar ao lado dos desempregados. O Papa também revelou o seu apreço pela dedicação e compromisso da Igreja com o mundo do trabalho, por meio dos adeptos do movimento, e sublinhou “a importância do trabalho como componente essencial da vida e da dignidade humana”, destacada na Evangelii Gaudium.

Leia mais
.: “Que haja trabalho para todos e que seja trabalho digno”, reza Papa
.: O trabalho constrói a sociedade, ressalta Papa Francisco

Atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade laboral e social

Em todas as suas formas, o Santo Padre frisou que o trabalho permite que todos sejam cocriadores e participantes “na construção de um mundo mais justo e fraterno”. O compromisso da Igreja, ainda segundo Francisco, “não pode limitar-se a discursos ou ações isoladas, mas deve ser um testemunho constante de solidariedade e apoio a quem se encontra em situação de trabalho e vulnerabilidade social”.

O Pontífice pediu que a Igreja esteja “próxima de quem sofre com a precariedade do trabalho e a falta de oportunidades”, além de “ser presença ativa, caminhar com eles, ouvi-los e colaborar na busca de soluções justas e duradouras”. Porque “trabalhar como cristão não se limita às paredes” das igrejas, “mas nos impulsiona a ir ao encontro dos mais necessitados de amor e fraternidade”.

Oferecer acompanhamento e esperança às famílias

O Papa escreveu que também é dever da Igreja, em um mundo onde o desemprego continua afetando muitas famílias, oferecer apoio e esperança para encorajar cada um “a não perder a fé e a buscar oportunidades para retornar ao mundo do trabalho”. Daí surgiu o convite para “continuar a tecer laços de fraternidade, a levar a luz do Evangelho e a construir uma sociedade mais justa”.

Por fim, o Santo Padre exortou a HOAC a continuar sua missão no meio da vida laboral, a tecer histórias de amor e de abraço. Ele pediu também ao Espírito Santo que guie o trabalho da HOAC e fortaleça seu compromisso diário, pedindo para continuar rezando pelo Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo