Num telegrama enviado ao Arcebispo José H. Gómez de Los Angeles, o Bispo de Roma destaca sua ‘proximidade espiritual’ àqueles que sofrem com os incêndios
Da redação, com Vatican News
O Papa Francisco expressou sua profunda tristeza pela “perda de vidas” e “destruição generalizada” causada pelos recentes incêndios perto da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Em um telegrama enviado ao Arcebispo José H. Gómez de Los Angeles, o Sucessor de Pedro enfatizou sua “proximidade espiritual” com as comunidades afetadas pela tragédia e confiou “as almas dos falecidos à amorosa misericórdia de Deus Todo-Poderoso”.
A mensagem — que foi assinada pelo Secretário de Estado da Santa Sé, Cardeal Parolin — acrescentou que o Papa envia “sinceras condolências” aos enlutados, bem como orações pelos esforços de socorro e pessoal dos serviços de emergência.
Os incêndios
Os incêndios que assolam a área de Los Angeles reduziram cerca de 12 mil estruturas a cinzas e escombros e também mataram pelo menos 11 pessoas e desabrigaram milhares de outras.
O fogo teve início na terça-feira, 7, alimentado por rajadas dos ventos de Santa Ana. Diminuíram na quinta-feira, 9, mas os meteorologistas estão alertando que eles podem voltar neste final deste fim de semana.
Uma estimativa da AccuWeather, empresa que fornece dados meteorológicos, estimou o impacto financeiro dos danos em cerca de US$ 135 bilhões a US$ 150 bilhões.
No total, os incêndios consumiram cerca de 56 milhas quadradas (ou 142 quilômetros quadrados), uma área maior que São Francisco. Uma mesquita, uma sinagoga, uma paróquia católica e igrejas protestantes também foram destruídas.