Papa Francisco recebe novos rei e rainha da Espanha

Atualizado às 10h18

Casal real cumpre a tradição de visitar a Santa Sé no início de seu reinado

Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu, nesta segunda-feira, 30, em audiência no Vaticano, o novo rei da Espanha, Felipe VI, e a rainha Letizia. Eles cumprem a tradição de visitar a Santa Sé no início de seu reinado e serem recebidos pelo Pontífice.

Essa foi a primeira viagem ao exterior realizada pelo rei Felipe VI, dando sequência à recente visita realizada ao Vaticano, em 28 de abril, pelo então rei Juan Carlos I e a rainha Sofia.

Também foram abordados temas de comum interesse, a importância de favorecer o diálogo e a colaboração entre a Igreja e o Estado para o bem de toda a sociedade espanhola. Foram mencionados ainda alguns problemas de caráter internacional e regional, com particular atenção às zonas de conflito.

Após o encontro com o Santo Padre, os reis se reuniram com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo sub-secretário para as Relações com os Estados,  Dom Antoine Camilleri.

Histórico

Esta não é a primeira vez que o casal real se encontra com Francisco. Em 19 de março de 2013, o então príncipe das Astúrias e sua consorte foram ao Vaticano para participar da Missa solene de início de pontificado. Aquela foi a primeira vez que Felipe liderou a delegação na posse de um Papa.

Já em 28 de junho de 2004, os príncipes estiveram no Vaticano, um mês depois de seu casamento, para receber a bênção de João Paulo II, respeitando também uma tradição da Casa Real espanhola.

Posteriormente, em 1º de maio de 2011, o herdeiro da Coroa e sua esposa Letizia participaram, no Vaticano, da cerimônia de beatificação de João Paulo II, ocasião em que foram recebidos por Bento XVI.

Felipe e Letizia também acompanharam Bento XVI nas três visitas que realizou à Espanha em 2006, 2010 e 2011.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo