Vaticano

Papa Francisco preside Santa Missa de Páscoa na Basílica de São Pedro

Celebração não contou com homilia; Significados dos rituais e dos gestos foram acentuados

Da redação, com Vatican News

Papa durante Consagração Eucarística da Missa de Páscoa deste domingo, 4/ Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco presidiu a Santa Missa de Páscoa na Basílica de São Pedro neste domingo, 4. Como no ano passado, devido à pandemia, a participação dos fiéis na celebração foi limitada.

Leia mais
.: Em meio a guerras e pandemia, o Ressuscitado é a esperança, diz Papa

Rito da Resurrexit

No início da celebração, Francisco parou sob os degraus do presbitério para o Rito da Resurrexit. Dois diáconos posicionaram-se ao lado do Ícone do Salvador, outro diácono cantou o Anúncio da Páscoa, enquanto Francisco incensou o Ícone.

O cardeal Giovanni Battista Re e o cardeal Leonardo Sandri foram ao altar para a Oração Eucarística. Colocaram-se nas laterais do altar e não ao lado do Santo Padre.

A certeza pascal

Este é o domingo em que a promessa se torna certeza: “Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente”. O Evangelho assim o diz, nesta festa que representa o momento mais importante do ano litúrgico, e na celebração é proclamado em latim e em grego.

Como em outras celebrações, as leituras em espanhol e inglês ajudaram a expressar o sentido da universalidade da Igreja.

Palavras do Papa

Antes da procissão no final da celebração, o Papa dirigiu seu pensamento de “boas-vindas” ao cardeal Mauro Gambetti OFM, e agradeceu o cardeal Comastri. O último foi arcipreste da Basílica de São Pedro por 16 anos.

Em fevereiro deste ano, o Pontífice aceitou a renúncia do cardeal Comastri por ter atingido o limite de idade. Francisco nomeou o cardeal Mauro Gambetti para a função.

Dom Gambetti era o guardião do Sagrado Convento de Assis. Ele também é o Vigário Geral do Papa para a Cidade do estado do Vaticano e para as Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo.

Boas-vindas a Dom Gambetti

“Gostaria de dar as boas-vindas ao novo arcipreste, o cardeal Fra Mauro Gambetti. Obrigado por sua disponibilidade, irmão! Desejo-lhe o melhor no serviço desta Igreja tão importante para todos os cristãos”, disse o Santo Padre.

Agradecimento a Dom Comastri

“Gostaria também de agradecer ao cardeal Angelo Comastri que, depois 16 anos como arcipreste e no limiar de 78 anos, deixa o cargo. Muito obrigado, cardeal Comastri, obrigado pelo seu cuidado pastoral, pela sua espiritualidade, pelas suas pregações, pela sua misericórdia. Que o Senhor recompense todo o seu trabalho”, afirmou o Papa.

Aos que trabalharam nas celebrações da Semana Santa

Por fim, Francisco agradeceu todos que trabalharam nas celebrações da Semana Santa 2021. “Agradeço a todos aqueles que trabalham aqui na Basílica de São Pedro, o coral, os coroinhas, os leitores, os diáconos … Todos! Muito obrigado”.

Procissão

No final da Santa Missa, os concelebrantes participaram da procissão com o Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo