Segundo o Papa, presépio e árvore de Natal são símbolos universais de paz
Rádio Vaticano
O valor dos símbolos natalinos foi o tema da audiência do Papa Francisco com as delegações de duas cidades italianas, Verona e Catanzaro, que doaram ao Vaticano o presépio e a árvore de Natal que enfeitam a Praça São Pedro. A audiência aconteceu nesta sexta-feira, 19, dia em que os símbolos natalinos serão inaugurados no Vaticano.
O presépio e a árvore, explicou Francisco, são símbolos natalinos que evocam o Mistério da encarnação e a luz que Jesus trouxe ao mundo com o seu nascimento. “Mas o presépio e a árvore tocam o coração de todos, inclusive de quem não crê, porque fala de fraternidade, de intimidade e de amizade, chamando os homens do nosso tempo a redescobrirem a beleza da simplicidade, da compartilha e da solidariedade”.
Para o Pontífice, os símbolos são um convite à unidade, à concórdia e à paz; a abrir espaço a Deus, que não vem com arrogância para impor a sua potência, mas oferece o seu amor na frágil figura de um Menino.
“Sigamos Jesus, a verdadeira luz, para não nos perder e para refletir ao nosso redor luz e calor a quem atravessa momentos de dificuldade e escuridão interior”.
Na tarde desta sexta-feira, 19, na Praça São Pedro, haverá a cerimônia para a inauguração do presépio, da árvore e da nova iluminação da Basílica Vaticana.
A árvore é proveniente da cidade de Catanzaro, na região da Calábria (sul da Itália), e tem mais de 25 metros. Já o presépio foi doado pela cidade de Verona (norte do país). É composto por cerca de 20 estátuas de argila em tamanho natural, com vestidos e acessórios realizados com material resistente a intempéries.