Visita à Indonésia

Papa Francisco encontra-se com jovens estudantes da Indonésia

Durante o encontro com estudantes de Schollas Ocurrentes, o Pontífice os encorajou a sempre promover a paz 

Fernanda Lima
Da Redação

Papa Francisco com jovens estudantes na Indonésia / Foto: Reuters

O último compromisso do Papa Francisco nesta quarta-feira, 4, segundo dia de sua visita à Indonésia, foi o encontro com os jovens de Scholas Occurrentes na Casa da Juventude “Grha Pemuda”.  O Pontífice foi recebido por vários líderes do movimento e cerca de 100 jovens e crianças da Arquidiocese de Jacarta.

Logo após sua chegada, o Pontífice dirigiu-se até a obra de arte chamada “Poliedro do Coração”, onde colocou a peça final, concluindo a escultura. O Santo Padre escreveu uma mensagem espontânea que foi acrescentada ao monumento. O Poliedro do Coração pretende simbolizar o coração da Indonésia e a riqueza cultural do país e foi idealizada pelo Movimento Educativo Internacional Scholas Occurrentes, lançado globalmente em 2013 pelo Pontífice.

Durante seu discurso, o Santo Padre ressaltou a harmonia no pensar, falar e proceder. “Na vida, existem princípios para que a paz possa acontecer. A realidade é superior à guerra. A unidade é superior ao conflito. Com isso, você é capaz de promover a paz para todos”, sublinhou.

Francisco frisou ainda que a vida deve ser vivida nas diferenças. “Se todas as coisas fossem iguais, seria uma ‘mesmice’. Nas diferenças, podemos promover a guerra ou o diálogo. É uma escolha. Querer tudo em mãos, é o que faz a guerra acontecer. Precisamos caminhar juntos. O que fazer? Falar mal dos outros ou praticar o amor fraterno?”, declarou.

O Pontífice enfatizou que a guerra é sempre uma derrota e que dialogar com os amigos, além de ser algo belo, produz o crescimento. Após escutar alguns estudantes, o Papa foi presenteado com um ícone de Nossa Senhora de Korsun. Antes de encerrar a reunião, Francisco expressou profundo respeito às diferentes crenças: “Vocês são de diferentes religiões, mas Deus é um só. Darei a bênção para todos!”, concluiu.

No final do encontro, o Papa fez um gesto simbólico, regando uma muda de árvore que será plantada no jardim de Scholas Occurrentes, ao lado da Catedral Nossa Senhora da Assunção.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo