Mensagem

Papa Francisco destaca missão das universidades católicas

Mensagem do Papa sobre as universidades católicas foi por ocasião dos 625 anos da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II

Da redação, com Vatican News

/ Foto: CNA

A Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II comemora, nesta terça feira, 11, 625 anos. Por ocasião da data, o Papa Francisco deixa sua mensagem ao arcebispo de Cracóvia. Os votos do Pontífice são de que este seja um lugar de formação para as novas gerações de cristãos, através do estudo científico, busca da verdade e testemunho social de viver a fé.

“Passaram 625 anos deste importante acontecimento que marca o início da história relativamente jovem desse ateneu. Junto com vocês, agradeço a Deus por esta tradição de mais de seis séculos, com todas as suas conquistas científicas e didáticas, bem como sua espiritualidade criada por seus santos fundadores, professores e estudantes”, frisa o Papa na mensagem.

Leia mais
.: Papa às Universidades: “pesquisa, ensinamento e promoção social”

Francisco também comenta o lema da universidade – “Ide e fazei discípulos” – e sua missão. Consiste na reflexão científica sobre o conteúdo da Revelação, utilizando métodos de pesquisa clássicos e contemporâneos. São João Paulo II já destacava a necessidade das universidades se unirem à missão da Igreja na difusão da mensagem de Cristo ao mundo, lembra o Papa.

Realização dos sonhos dos jovens

Por fim, Francisco destaca o auxílio que se espera da universidade aos jovens na realização de seus sonhos. “Os jovens têm seus próprios sonhos e objetivos, e uma universidade católica deve ajudá-los a realizá-los com base na verdade, no bem e na beleza que têm sua fonte em Deus. O seu ministério de pensamento e busca da verdade é necessário para a Igreja na Polônia e no mundo de hoje. Realize-o com responsabilidade para ser fiel à sua missão: Ide e fazei discípulos”, conclui o Papa.

Leia também
.: Papa: desenvolver não só a mente, mas também o coração

A Faculdade foi criada com a Bula “Eximiae devotionis affectus”, do Papa Bonifácio IX, a pedido da Rainha Santa Edwiges e de seu marido Ladislau. Na época, foi criada como Academia de Cracóvia. Mais tarde, passou a ser Universidade Jaguelônica. Sua continuação atual é Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo