Vaticano

Papa Francisco celebra seu quarto Natal; recorde as celebrações

Nos últimos três anos, Francisco destacou o nascimento de Jesus como luz para a humanidade, a essência da vida e a ternura de Deus

André Cunha
Da redação

Jorge Mario Bergoglio vai presidir neste sábado, 24, à noite, seu quarto Natal no Vaticano, como Pontífice da Igreja Católica.

natal_papa_vaticano

Foto: L’Osservatore Romano

Nos anos anteriores, sua pregação na tradicional Missa do Galo, destacou o nascimento de Jesus como luz para a humanidade, a essência da vida e a ternura de Deus.

Relembre o que disse o Papa Francisco nos últimos três anos, ao celebrar o Natal do Senhor:

Dezembro de 2013

Era noite de terça-feira, 24 de dezembro. Francisco celebrava sua primeira Missa do Galo. Na ocasião, ele refletiu sobre a luz que Jesus Cristo é para a humanidade, e convidou todos a não temerem, pois Deus é paciente e dá Jesus como auxílio para iluminar as trevas do mundo.

O Papa lembrou que o nascimento de Jesus foi a grande graça manifestada no mundo, uma vez que Deus entrou na história humana e partilhou este caminho. “Veio para nos libertar das trevas e nos dar a luz. N’Ele manifestou-se a graça, a misericórdia, a ternura do Pai: Jesus é o Amor feito carne. Não se trata apenas dum mestre de sabedoria, nem dum ideal para o qual tendemos e do qual sabemos estar inexoravelmente distantes, mas é o sentido da vida e da história que pôs a sua tenda no meio de nós”.

.: Leia a íntegra da homilia

Dezembro de 2014

Deixar-se acolher pela ternura de Deus e, assim, saber enfrentar a vida com bondade e mansidão. Essa foi a mensagem deixada pelo Papa Francisco em sua homilia na Missa do Natal celebrada na quarta-feira, 24 de dezembro de 2014.

“A presença do Senhor no meio do seu povo cancela o peso da derrota e a tristeza da escravidão e restabelece o júbilo e a alegria”, disse o Papa, recordando que, mesmo com violências, guerras, ódio e prepotência ao longo dos séculos, Deus soube esperar, pois é Pai e sua paciente fidelidade é mais forte que as trevas e a corrupção.

“Nisto consiste o anúncio da noite de Natal. Deus não conhece a explosão de ira nem a impaciência; permanece lá, como o pai da parábola do filho pródigo, à espera de vislumbrar ao longe o regresso do filho perdido”.

.: Leia a íntegra da homilia

Dezembro de 2015

Na Missa do Galo, em 24 de dezembro de 2015, o Papa Francisco criticou o consumismo tão presente na sociedade atual. Disse que, em tempos marcados pelo consumo, o Menino Jesus chama a ter um comportamento simples, vivendo o essencial.

Hoje, mais de dois mil anos depois do nascimento de Jesus e já em uma sociedade frequentemente “embriagada de consumo, prazer e luxo”, o convite de Jesus, disse o Papa, é ter uma vida sóbria, isto é, simples, equilibrada, linear, capaz de viver aquilo que é essencial.

“Este Menino ensina-nos aquilo que é verdadeiramente essencial na nossa vida (…) Num mundo que demasiadas vezes é duro com o pecador e brando com o pecado, há necessidade de cultivar um forte sentido da justiça, de buscar e pôr em prática a vontade de Deus. No seio duma cultura da indiferença, que não raramente acaba por ser cruel, o nosso estilo de vida seja, pelo contrário, cheio de piedade, empatia, compaixão, misericórdia, extraídas diariamente do poço de oração”, disse.

.: Leia a íntegra da homilia

Neste sábado, 24, a partir das 18h30 (horário de Brasília), o Papa Francisco vai presidir novamente à Missa de Natal, na Basílica Vaticana. A celebração será transmitida pela TV Canção Nova. Acompanhe!

.: Veja como serão as celebrações de fim de ano do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo