Papa faz novo apelo pela paz na Síria: “chega de violência!”

Francisco recordou vítimas da violência na Síria e pediu o fim de tanta destruição

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa faz novo apelo pela paz na Síria: “chega de violência!”O Papa Francisco reiterou, nesta quarta-feira, 9, seu apelo pela paz na Síria. Após a catequese, ele voltou a falar da necessidade de paz no país tendo em vista o recente assassinato de um sacerdote jesuíta.

Na segunda-feira passada, em Homs, na Síria, foi assassinado o padre Frans van der Lugt, jesuíta holandês de 75 anos. Ele estava na Síria há cerca de 50 anos e, segundo Francisco, era amado e estimado por cristãos e muçulmanos pelo fato de sempre ter se dedicado ao bem. Ele foi morto a tiros após se recusar abandonar o bairro onde morava para ficar junto com a população local.

“O seu brutal assassinato me encheu de profunda dor e me fez pensar, mais uma vez, nas tantas pessoas que sofrem e morrem neste martirizado país, há muito tempo refém de um conflito sangrento, que continua a provocar morte e destruição. Penso também nas inúmeras pessoas sequestradas, cristãos e muçulmanos, sírios e de outros países, entre as quais há bispos e sacerdotes. Peçamos ao Senhor que possam, em breve, voltar para aqueles que lhes caros e para suas famílias e comunidades”.

Francisco convidou todos a rezar pela paz na Síria, assim como ele tem feito. Aos responsáveis sírios e à comunidade internacional ele também lançou um apelo:

“Calem as armas, chega de violência! Guerra nunca mais! Chega de destruição! Que o direito humanitário seja respeitado, que a população necessitada de assistência humanitária seja socorrida e se chegue à almejada paz por meio do diálogo e da reconciliação.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo