Santa Sé

Papa faz discurso em prol da família aos Bispos da Zâmbia

Ao receber os Bispos no Vaticano, o Papa disse que quando a vida da família está em perigo, a vida de fé também está

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu em visita ad Limina na manhã desta segunda-feira, 17, os Bispos da República da Zâmbia (África). Em seu discurso Francisco falou que é preciso apoiar a família cristã contra as correntes que a ameaçam e ressaltou que quando a família está em perigo o está também a vida de fé.

O Papa Francisco observa que há grandes ameaças que “militam contra a estabilidade na vida social e eclesial, em particular, para as famílias”. O Pontífice reitera que quando a vida da família “está em perigo, também a vida de fé se encontra em situação de risco”.

Francisco ressalta que, especialmente os pobres que lutam pela sobrevivência, “são desviados por promessas vazias de falsos ensinamentos que parecem oferecer um rápido remédio em tempos de desespero”.

O Papa evidencia como a família está no coração da Igreja na Zâmbia. Em seguida, pede aos bispos e aos sacerdotes que formem “famílias cristãs fortes” que entendam a amem “as verdades da fé mais profundamente”, e assim serão “protegidas daquelas correntes que tentam desintegrá-las”.

Daí, a necessidade de apoiar os casais católicos em seu desejo de fidelidade na vida conjugal e para dar uma casa espiritual estável aos próprios filhos. O Papa pede aos pastores que “se façam próximos da juventude no momento em que buscam estabelecer e articular a identidade deles numa época de desorientação”. Que ajudem os jovens, acrescenta, a buscar a alegria na vocação para a vida matrimonial que encontra seu cumprimento na bênção dos filhos.

O Pontífice pede ainda aos Bispos que estejam próximos dos sacerdotes e, sobretudo, que não esqueçam os membros mais frágeis da sociedade, começando pelas pessoas com AIDS. E convida-os a não desencorajar-se, apesar das dificuldades que o país africano tem que enfrentar.

Por fim, o Papa Francisco faz uma exortação a “resistir ao materialismo” reconhecendo as verdadeiras necessidades do povo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content