Telegrama

Papa expressa pesar pela morte do Cardeal Albert Vanhoye

Cardeal Albert Vanhoye morreu ontem; Papa recorda seu zelo religioso e amor pelo ministério de pregação

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco /Foto: REUTERS/Gregorio Borgia/Pool

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pela morte do Cardeal Albert Vanhoye, S.I., o mais idoso do Colégio de Cardeais. O purpurado faleceu nesta quinta-feira, 29, aos 98 anos.

A mensagem do Papa, publicada nesta sexta-feira, 30, foi enviada ao Superior Geral da “Residência São Pedro Canisio” em Roma, padre Manuel Moruja S.J. O Pontífice exprime sua proximidade à Comunidade e aos familiares do cardeal falecido.

O Papa recorda com afeto e admiração o Cardeal Vanhoye, que serviu a Deus e à Igreja com grande dedicação. “Penso com gratidão em sua intensa obra realizada como religioso zeloso, filho espiritual de Santo Inácio, professor excelente, biblista exímio e estimado reitor do Pontifício Instituto Bíblico”.

Francisco também recordou o amor do cardeal pelo Ministério da pregação que exerceu com generosidade, animado pelo desejo de anunciar o Evangelho. “Elevo minha oração ao Senhor a fim de que, pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, acolha este seu fiel servidor na Jerusalém Celeste, e de coração concedo a benção apostólica a quantos choram por sua morte.”

Com o falecimento do Cardeal Albert Vanhoye, o Colégio Cardinalício agora é formado por 220 cardeais, 123 dos quais são eleitores e 97 são não-eleitores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo