Francisco recebeu, em audiência, membros da Arquiconfraria dos Santos João Batista e Evangelista dos Cavaleiros de Malta
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Na manhã desta sexta-feira, 3, o Papa Francisco recebeu, em audiência no Vaticano, os membros da Arquiconfraria dos Santos João Batista e Evangelista dos Cavaleiros de Malta. “Tenho o prazer de encontrá-los no início deste novo ano, ao longo do qual celebramos o Jubileu como tempo de reconciliação e de esperança”, disse.
Francisco recordou a recente celebração de Santa Maria Mãe de Deus, aquela que indica o caminho, isso é, Jesus. Maria tem nos braços o Salvador nascido pela humanidade, lembrou o Papa. “Eis o evento de amor do qual vocês dão testemunho adorando a Eucaristia, servindo ao próximo e caminhando na história da sua cidade”. A partir disso, a reflexão do Papa se baseou em três pontos: adorar, servir e caminhar.
Adorar, servir e caminhar
Sobre a adoração, o Pontífice observou que a arquiconfraria se reúne diante do Santíssimo Sacramento. Especialmente neste Ano Santo, o convite do Papa é para que eles cultivem, com grande empenho, a oração pessoal e comunitária.
No segundo ponto – o serviço – Francisco lembrou que, toda vez que se cuida dos pobres e dos doentes, isso é um serviço a Deus. “Há uma ligação estreita entre a adoração e o serviço, que nunca devemos esquecer. Cristo veio ao mundo para servir: também vocês, ramos unidos à videira, prolongam a sua caridade quando permaneceis próximos dos pequenos e dos necessitados com compaixão e ternura. Não se esqueçam disso: compaixão e ternura, proximidade aos pequenos, aos pobres.”
E sobre o “caminhar”, o Pontífice lembrou que este é um gesto que recorda que Jesus, o caminho, chama a segui-Lo com perseverança, tendo acesa a chama da fé durante a peregrinação terrena. O Papa fez então um agradecimento especial à confraria, que todos os anos doa o círio pascal à Basílica de São João de Latrão, junto com uma oferta para a caridade do Papa.
“Queridos irmãos e irmãs, exorto-vos a prosseguir com esperança no caminho da generosidade, ao longo do qual o Senhor vos acompanhará sempre. Abençoo de coração a vós e às vossas famílias. E, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado”, concluiu.