Francisco recebeu, em audiência, comitiva que organiza o Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco recebeu, em audiência, nesta segunda-feira, 19, membros do Comitê Organizador do Congresso Eucarístico Nacional dos Estados Unidos.
Francisco agradeceu a todos pelo empenho em reavivar a fé e o amor pela Sagrada Eucaristia, “fonte e ápice de toda a vida cristã”. Reiterou que a Eucaristia é, de fato, a resposta de Deus à fome mais profunda do coração humano, à fome de vida verdadeira. “Nela, o próprio Cristo está realmente em meio a nós para nos alimentar, consolar e apoiar no caminho”.
O Santo Padre lamentou, no entanto, que haja entre os fiéis alguns que acreditem que a Eucaristia seja mais um símbolo do que a real e amorosa presença do Senhor. “Desejo, portanto, que o Congresso Eucarístico inspire os católicos do país a recuperar o sentido de maravilha por este grande dom que o Senhor nos deu e a passar tempo com Ele na celebração da Santa Missa, bem como na oração pessoal e na adoração do Santíssimo Sacramento”.
Importância da adoração
O Papa continuou seu discurso observando que, neste tempo moderno, perdeu-se o sentido da adoração. Mas é preciso recuperar este sentido, catequizar as pessoas sobre a oração de adoração, pois a Eucaristia pede isso. E neste sentido, o Pontífice mencionou a necessidade de promover as vocações ao sacerdócio, pois como dizia São João Paulo II “não existe Eucaristia sem Sacerdócio”.
Outro ponto destacado no discurso foi o sentido de missionariedade: o amor celebrado no Sacramento não pode ficar retido para si, mas precisa ser partilhado com todos. Assim, é preciso ir à Missa, comungar, mas depois sair para evangelizar.
“A Eucaristia nos impele a um amor fortemente empenhado pelo próximo, porque não podemos compreendê-la realmente e viver seu significado se temos os corações fechados aos irmãos e irmãs, especialmente a quantos são pobres, sofredores, exaustos ou perdidos na vida.”
Francisco concluiu a mensagem confiando os presentes e os preparativos do Congresso à materna intercessão da Virgem Maria.