04/02

Papa envia mensagem pelo 3º Dia Internacional da Fraternidade Humana

Dia Internacional da Fraternidade Humana é celebrado anualmente em 4 de fevereiro

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Videomensagem do Papa foi transmitida na entrega do Prêmio Zayed 2023 / Foto; Reprodução Youtube Vatican News

A Santa Sé divulgou neste sábado, 4, a videomensagem do Papa Francisco para o 3º Dia Internacional da Fraternidade Humana, celebrado hoje. A videomensagem foi transmitida ao longo da cerimônia de entrega do Prêmio Zayed 2023 inspirado pelo Documento sobre a Fraternidade Humana assinado por Francisco e pelo Grão Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, em 2019.

Na mensagem, Francisco agradece ao Xeique Mohamed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos, pelo empenho em favor do caminho da fraternidade. Gratidão também ao Alto Comitê para a Fraternidade Humana pelas iniciativas promovidas em várias partes do mundo e à Assembleia Geral das Nações Unidas que instituiu essa data celebrada hoje.

“Ao compartilhar sentimentos de fraternidade uns pelos outros, somos chamados a nos fazermos promotores de uma cultura de paz que encoraje o diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade, o desenvolvimento sustentável e a inclusão. Todos trazemos no coração o desejo de viver como irmãos, na ajuda mútua e na harmonia”, disse o Papa.

Francisco reconheceu que as religiões não têm a força política para impor a paz, mas têm um papel decisivo na convivência entre os povos. O seu diálogo tece uma trama de paz, observou, e é relevante também sua tarefa de lembrar que o destino do homem vai além de bens terrenos. “Cada pessoa humana é criatura de Deus, de Deus todos viemos e a Deus todos voltamos”.

O diálogo entre as religiões

As religiões, acrescentou o Pontífice, para se colocarem a serviço da fraternidade, precisam dialogar entre si, conhecerem-se, enriquecerem-se mutuamente e aprofundarem sobretudo o que as une. “Cultivar a diversidade e harmonizar as diferenças não é um processo simples, mas é o único caminho capaz de garantir uma paz sólida e duradoura, é um compromisso que requer reforçar a nossa capacidade de dialogarmos uns com os outros”.

O Santo Padres destacou, por fim, que o percurso da fraternidade é um caminho longo e difícil. Mas aos conflitos é preciso contrapor o sinal da fraternidade, que exorta a acolher o outro e respeitá-lo, trabalhando na crença de que é possível viver em harmonia e em paz.

“Agradeço a todos aqueles que se juntarão ao nosso caminho de fraternidade e os encorajo a se comprometerem pela causa da paz e a responder aos problemas e às necessidades concretas dos últimos, dos pobres, dos indefesos, daqueles que precisam de nossa ajuda”.

O Prêmio Zayed

Esta é a quarta edição do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana. Os co-homenageados do prêmio de 2023 são a Comunidade de Sant’Egídio e a promotora da paz queninana Sra. Shamsa Abubakar Fadhil.

A premiação reconhece os dois co-homenageados por suas contribuições para a construção de um mundo mais pacífico e compassivo, por meio do avanço dos valores da fraternidade humana e dando um exemplo inspirador de promoção da coexistência pacífica.

“Muito obrigado, muito obrigado por sua sessão com o prêmio deste ano, que foi concedido à comunidade de Sant’Egidio e à Sra. Shamsa Abubakar Fadhil. Muito obrigado pelo seu trabalho, pelo seu testemunho”, disse ainda o Papa em sua mensagem.

Este é um prêmio internacional anual independente que reconhece pessoas e entidades de todas as origens, em qualquer parte do mundo, que trabalham incansavelmente para avançar os valores atemporais de solidariedade, integridade, justiça e otimismo e criar avanços em direção à coexistência pacífica. O prêmio foi lançado em 2019 para marcar o encontro histórico em Abu Dhabi entre o Papa Francisco e o grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayeb, no qual foi assinado o Documento sobre a Fraternidade Humana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo