Cardeal Scheid morreu ontem aos 88 anos; Papa expressa pesar pelo falecimento em telegrama a Dom Orani
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco lamenta a morte do Cardeal Eusébio Oscar Scheid, falecido nesta quarta-feira, 13. O Pontífice enviou um telegrama ao arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, mensagem que foi publicada pela Santa Sé nesta quinta-feira, 14.
“Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do Cardeal Eusébio Oscar Scheid e desejo assegurar-lhe neste momento de luto a minha solidariedade orante com todos os fiéis que nele encontraram um zeloso pastor”, escreve o Papa.
Leia também
.: CNBB emite nota de pesar pelo falecimento do cardeal Eusébio Scheid
Francisco menciona o lema episcopal de Dom Eusébio – “Deus é bom” – um lema que recorda a bondade de Deus com a sua igreja, sendo esta recordação verdadeiramente consoladora quando se faz memória do cardeal falecido.
“Ao mesmo tempo que agradeço ao altíssimo por ter dado à Igreja do Brasil tão generoso pastor, elevo fervorosas preces para que o acolha na sua felicidade eterna e console pela esperança na ressurreição a todos quantos lamentam a perda do seu amado pastor, enviando-lhes, como penhor de reconfortantes favores celestiais, a bênção apostólica”, conclui o Santo Padre.
O Cardeal Scheid morreu aos 88 anos; ele lutava contra a Covid-19 e enfrentou uma forte pneumonia. Morava em São José dos Campos (SP), tendo sido o primeiro bispo desta diocese. Ele também pastoreou a arquidiocese de Florianópolis e a do Rio de Janeiro, da qual era bispo emérito.