Primeira contribuição de 100 mil euros é destinada ao socorro imediato da população
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco envia uma primeira contribuição de 100 mil euros para o socorro imediato da população atingida pelo terremoto na Albânia na madrugada de terça-feira, 26. O auxílio será dado por meio do dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, como informa comunicado divulgado pela Santa Sé nesta quinta-feira, 28.
“O Santo Padre quer, deste modo, exprimir a sua proximidade espiritual e o seu apoio paterno às pessoas atingidas. A soma será utilizada nas dioceses envolvidas pelo terremoto em obras de socorro e assistência, de acordo com a Nunciatura Apostólica na Albânia”, informa o comunicado.
Até o momento, existem dezenas de vítimas e pelo menos 600 feridos; muitas pessoas ainda estão sob os escombros. Além das perdas humanas, o terremoto de 6,4 graus na Escala Richter causou o desabamento de prédios e deixou centenas de pessoas desabrigadas.
Na catequese de ontem, o Papa já havia expressado o seu pesar pela tragédia: “A Albânia foi o primeiro país da Europa que eu quis visitar. Sou próximo às vítimas, rezo pelos falecidos, pelos feridos, pelas famílias. Que o Senhor abençoe este povo ao qual quero tão bem”.
A contribuição do dicastério, que acompanha a oração do Santo Padre pela população da Albânia, é parte da ajuda que está sendo mobilizada em toda a Igreja Católica e que envolve, além de várias conferências episcopais, também numerosos organismos de caridade.