Prevenção e cuidado

Papa encoraja trabalho de Centro contra abusos inaugurado no Chile

O Centro é uma parceria da Universidade com a “Fundação para a Confiança”, entidade criada principalmente por vítimas do ex-sacerdote Fernando Karadima

Da redação, com Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo por ocasião da criação do Centro de Investigação do Abuso e a Adversidade Precoce (Cuida). A mensagem foi endereçada ao administrador apostólico de Santiago e grã-chanceler da Universidade Católica Chilena, monsenhor Celestino Aós.

Leia mais
.: Papa Francisco aceita renúncia de três bispos do Chile
.: Livro conta história de menino vítima de abusos

O novo Centro é uma parceria da Universidade com a “Fundação para a Confiança”, entidade criada principalmente por vítimas do ex-sacerdote Fernando Karadima e acolhidas pelo Pontífice no Vaticano no ano passado (José Andrés Murillo, James Hamilton e Juan Carlos Cruz).

“Quero fazer-me presente neste dia que, de alguma maneira, toma corpo já definitivo a Fundação Cuida”, afirma Francisco, ressaltando que a finalidade não é tratar somente da prevenção, mas investir também em políticas para poupar os menores de todo tipo de abuso.

Leia também
.: “Chegou a hora” de erradicar os abusos sexuais, diz o Papa
.: Papa: Novas normas para toda a Igreja contra casos de abusos
.: Em carta sobre abusos na Igreja, Papa condena atrocidades

“Vocês, com todas as ciências auxiliares que utilizarão aqui, estão investindo no coração das crianças, no coração dos menores, cuidando do coração das crianças. Cuida, que linda sigla. Cuida porque Cuida, e cuida com ternura”, destacou o Santo Padre.

Francisco finalizou o vídeo agradecendo às instituições que colaboraram para a idealização e a realização do Centro, de modo especial ao monsenhor Celestino por levar avante iniciativas do gênero. A cerimônia de inauguração foi feita nesta quarta-feira, 14, com a participação de vítimas de abuso por parte de clérigos.

Leia também
.: Papa: o apostolado da prevenção é a chave contra os abusos
.: Papa Francisco: escutemos o grito dos pequenos que pedem justiça

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo