Mensagem

Papa encoraja jovens da Youth4climate a buscarem o bem da humanidade

Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos jovens reunidos em Milão em preparação para a Cop26 em Glasgow

Da redação, com Vatican News

 

Papa Francisco /Foto: Reprodução – Vatican News

“Queridos jovens, quero agradecer-lhes pelos sonhos e projetos de bem que vocês têm e pelo fato de se preocuparem tanto com as relações humanas e com o cuidado com o meio ambiente.”

Estas são as palavras do Papa Francisco na mensagem em vídeo, divulgada nesta quarta-feira, 29, por ocasião da Youth4climate, conferência dos jovens pelo clima, que teve início, em Milão, na Itália, na terça-feira, 28, e prossegue até 30 de setembro, organizada pelo Governo italiano em parceria com o Reino Unido, em vista da Cop26 de Glasgow, na Escócia, em novembro próximo.

Leia mais
.: Papa Francisco diz que jovens são esperança para o futuro

Segundo o Papa, os jovens têm “uma preocupação que faz bem a todos. Essa visão é capaz de colocar o mundo dos adultos em crise, pois mostra que vocês não estão apenas preparados para agir, mas estão disponíveis para a escuta paciente, o diálogo construtivo e a compreensão recíproca”.

Francisco os encorajou “a unir os esforços através de uma ampla aliança educativa para formar gerações de bem, maduras, capazes de superar as fragmentações e reconstruir o tecido das relações de modo que possamos chegar a uma humanidade mais fraterna”.

Construção do presente e do futuro

O Santo Padre afirmou que popularmente é dito que os jovens são o futuro. Mas, segundo o Papa, nessas coisas eles são o presente, são os que estão construindo o hoje, no presente, o futuro.

O Pacto Educativo Global, lançado em 2019, vai nessa direção e tenta dar respostas compartilhadas à mudança histórica que a humanidade está vivendo e que a pandemia tornou ainda mais evidente, pontuou Francisco.

Leia também
.: Papa: juventude não é passividade, mas esforço para alcançar metas

Para o Pontífice, não bastam soluções técnicas e políticas, se não estiverem amparadas pela responsabilidade de cada membro e por um processo educativo que favoreça um modelo cultural de desenvolvimento e sustentabilidade voltado para a fraternidade e a aliança entre o ser humano e o meio ambiente.

“Deve haver harmonia entre as pessoas, homens e mulheres e o meio ambiente. Não somos inimigos, não somos indiferentes. Fazemos parte dessa harmonia cósmica”, ressaltou.

Cultura do cuidado e da partilha responsável

De acordo com o Papa, através de ideias e projetos comuns, será possível encontrar soluções que superem a pobreza energética e coloquem o cuidado dos bens comuns no centro das políticas nacionais e internacionais.

O objetivo deve ser o de favorecer a produção sustentável, a economia circular e o compartilhamento de tecnologias adequadas.

Francisco ressaltou que “é o momento de tomar decisões sábias para que as muitas experiências adquiridas nos últimos anos possam ser aproveitadas, a fim de tornar possível uma cultura do cuidado, uma cultura de partilha responsável”.

Por fim, o Papa encorajou os jovens “a desenvolverem o seu trabalho para o bem da humanidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo