Santo Padre exortou jovens a ir com alegria ao encontro de Cristo, mantendo confiança no futuro
Da Redação
Ir ao encontro de Cristo, olhando com alegria e confiança para o futuro. Essas foram as palavras de encorajamento do Papa Francisco aos jovens tailandeses nesta sexta-feira, 22, durante Missa na Catedral da Assunção, na capital Bangcoc.
“Vamos ao encontro de Cristo Senhor que vem”. O Papa destacou que as palavras do Evangelho convidam a colocar-se em movimento com o olhar fixo no futuro para o encontro com o mais belo dom que aguarda o homem: a vinda definitiva de Cristo.
Acesse
.: Notícias sobre a viagem do Papa à Tailândia e Japão
“Vamos com alegria, porque sabemos que Ele nos espera lá. O Senhor sabe que através de vós, jovens, entra o futuro nessas terras e no mundo e conta convosco para continuar hoje a sua missão”.
Francisco frisou para os jovens que, assim como Deus tinha um plano para o povo escolhido, Ele tem um plano hoje para cada um; Deus é o primeiro a sonhar e convidar para o banquete do Reino do qual ninguém pode ser excluído.
O Evangelho de hoje fala de dez jovens convidadas a olhar para o futuro e participar na festa do Senhor, mas algumas delas não estavam preparadas para recebê-Lo, explicou o Papa, porque faltou o azeite necessário, o combustível interno para manter aceso o fogo do amor. Com grande entusiasmo e motivação, queriam tomar parte no chamado do Mestre, mas com o tempo as forças e os anseios foram se apagando.
O Papa disse que esse relato fala sobre algo que pode acontecer com os cristãos quando ouvem com entusiasmo o chamado do Senhor para tomar parte do seu Reino, mas problemas e obstáculos acabam dando espaço à desconfiança e à amargura, que se infiltram silenciosamente nos sonhos, fazendo com que se perca a alegria.
“Por isso gostaria de perguntar a vocês: querem manter vivo o fogo capaz de iluminar no meio da noite e das dificuldades? Querem preparar-se para responder ao chamado do Senhor? Querem estar prontos para cumprir a sua vontade?”.
Francisco destacou que os jovens tailandeses são herdeiros de uma grande história de evangelização, transmitida como um tesouro sagrado. Falou então sobre a importância dos jovens estarem arraigados a essa fé dos mais velhos, não para ser prisioneiro do passado, mas para ter a mesma coragem capaz de ajudar a responder às novas situações históricas.
“Custa-me ver que alguns propõem aos jovens construir um futuro sem raízes, como se o mundo começasse agora. É impossível uma pessoa crescer se não possui raízes fortes que ajudem a estar firme, de pé e agarrada à terra. É fácil extraviar-se quando não se tem onde agarrar, onde firmar-se”, pontuou.
Os jovens possuem esperanças, sonhos, também dúvidas, ressaltou o Papa. “Enraizados em Cristo, convido-vos a manter viva a alegria e não ter medo de olhar para o futuro com confiança. (…) A amizade cultivada com Jesus é o azeite necessário para iluminar o caminho, não só o vosso, mas o de todas as pessoas que vos rodeiam, mesmo o caminho de quanto estão em total desacordo convosco. Vamos ao encontro de Cristo Senhor que vem, não tenhais medo do futuro”, concluiu o Papa.