Papa encoraja fiéis a seguirem sempre em defesa da vida

Francisco falou da importância de proteger crianças e idosos, principalmente diante da cultura do descartável que os exclui

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa encoraja fiéis a seguirem sempre em defesa da vida

Francisco reiterou o caráter sagrado e inviolável da vida /Foto: L´osservatore Romano

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 11, o Movimento Italiano pela Vida. Ele reiterou o caráter sagrado e inviolável da vida, de forma que todo direito civil deve ser baseado no primeiro e fundamental direito à vida. Essa é um questão que não está subordinada a nenhuma condição, nem qualitativa, nem econômica nem ideológica.

Francisco citou um trecho da sua exortação apostólica Evangelii gaudium, que fala da necessidade de dizer “não” à economia da exclusão e da injustiça, uma economia que mata e considera o ser humano como um bem de consumo.

Um dos riscos mais graves ao qual está exposta a época atual é, segundo o Papa, o divórcio entre economia e moral, entre as possibilidades oferecidas por um mercado equipado por novidades tecnológicas e as normas éticas elementares da natureza humana, sempre mais negligenciada. Diante dessa situação, ele defende a necessidade de se opor a todo atentado à vida, especialmente a inocente e indefesa.

O Santo Padre recordou seu encontro com um médico há algum tempo, após uma conferência. Esse médico costumava fazer aborto, mas se arrependeu e decidiu entregar a Francisco todas as ferramentas que ele usava para a prática.

“Pra quem é cristão cabe sempre este testemunho evangélico: proteger a vida com coragem e amor em todas as suas fases. Encorajo-vos a fazê-lo sempre com o estilo da proximidade, que cada mulher se sinta considerada como pessoa, escutada, acolhida, acompanhada”.

Além das crianças, o Papa também falou dos avós, referindo-se à necessidade de proteger também os idosos, esta outra parte da vida. É preciso cuidar dos idosos porque eles têm sabedoria da história, são a memória de um povo, defendeu o Pontífice.

“Proteger a vida em um tempo onde crianças e avós são inseridos nessa cultura do descartável e são considerados como material descartável. Crianças e avós são a esperança de um povo!”.

O Santo Padre agradeceu a todos do movimento por seu empenho em favor da vida e pelo testemunho que dão ao promover e defender a vida humana desde o concebimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo