VIAGEM APOSTÓLICA

Papa encoraja cristãos a permanecerem no Oriente Médio, afirma cardeal

O Santo Padre visitará o Iraque, de 5 a 8 de março de 2021, em sua primeira Viagem Apostólica desde novembro de 2019 — e o cardeal Louis Sako fala da emoção e alegria da nação para este evento

Da redação, com Vatican News

Cardeal Louis Raphael Sako, Patriarca da Babilônia dos Caldeus / Foto: Reprodução Youtube

“Sua Santidade virá nos visitar no Iraque para nos trazer seu apoio e também uma palavra de esperança”. Essas foram as palavras do cardeal Louis Raphael Sako, o Patriarca da Babilônia dos Caldeus, saudando o anúncio da próxima visita do Papa Francisco ao Iraque, que será realizada de 5 a 8 de março do próximo ano.

Um país que enfrenta grandes desafios

O religioso lembrou que a visita do Papa será realizada em um momento em que o povo do país enfrenta grandes desafios: “Vivemos uma situação péssima — não só por conta da pandemia, mas também por causa da situação política e econômica”, afirmou.

A população cristã do Iraque é composta por várias centenas de milhares, com muitos passando por grandes dificuldades quando militantes do chamado Estado Islâmico controlaram grandes áreas do país entre 2014 e 2017. Em muitos casos, um número expressivo de pessoas foi forçada a fugir do conflito no país em um busca de uma vida melhor.

Falando sobre o êxodo dos cristãos de suas terras, o cardeal lembrou que a própria presença deles no Oriente Médio está ameaçada e, por isso, frisou que o apoio do Papa é muito importante. “Dá-nos esperança ouvir os seus discursos e o seu incentivo para permanecermos na nossa terra”, observou.

Sua mensagem, disse o cardeal Sako, “não é apenas para os iraquianos, mas também para o povo da Síria e do Líbano”.

Primeira viagem do Papa desde o início da pandemia

Esta visita apostólica ao Iraque será a primeira viagem do Papa ao exterior, desde novembro de 2019, devido às restrições impostas por causa da pandemia de Covid-19.

Em uma postagem no microblog Twitter, o presidente iraquiano Barham Salih disse que a viagem “será uma mensagem de paz aos iraquianos de todas as religiões e servirá para afirmar nossos valores comuns de justiça e dignidade”.

O Papa Francisco será o primeiro Papa a visitar o país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo