Papa encontra-se com patriarcas das igrejas católicas no Oriente

Francisco renovou sua estima pelo patrimônio espiritual do Oriente cristão

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa encontra-se com patriarcas das igrejas católicas no Oriente

Papa reunido com patriarcas das Igrejas Católicas de Rito Oriental / Foto: L’Osservatore Romano

Papa Francisco encontrou-se, nesta quinta-feira, 21, no Vaticano, com patriarcas das Igrejas Católicas de Rito Oriental e arcebispos maiores. Na ocasião, ele invocou os dons do Espírito Santo a fim de que indique o que se deve aprender e colocar em prática em conjunto para servir com fidelidade a Deus, à Igreja e à humanidade.

Acesse
: Íntegra das Palavras do Papa

O Santo Padre acolheu com espírito fraterno esta que foi a primeira oportunidade que teve de falar com padres e líderes das igrejas católicas orientais. Ele renovou sua estima pelo patrimônio espiritual do Oriente cristão, recordando a característica unitária que o Papa Emérito Bento XVI atribuiu à figura do Chefe de uma Igreja na Exortação pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente.

Esta comunhão, segundo disse Francisco, traz a consciência do dever de reforçar a união e a solidariedade. E para que o testemunho seja credível, o Papa lembrou que eles são chamados a buscar sempre um estilo de vida sóbrio, à imagem de Cristo.

“Penso, sobretudo, nos nossos sacerdotes necessitados de compreensão e apoio, também em nível pessoal. Esses têm direito de receber o nosso bom exemplo nas coisas que dizem respeito a Deus, como em toda outra atividade eclesial”.

Concluindo suas palavras aos presentes, o Pontífice lembrou que com a ajuda de Deus e de Nossa Senhora é possível responder a este chamado. Em seguida, ele se colocou à disposição para ouvir o que os chefes das Igrejas Católicas Orientais tinham a lhe dizer, manifestando seu reconhecimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo