4 de fevereiro

Papa e Al-Tayyeb propõem à ONU Dia Mundial da Fraternidade Humana

Proposta é que a data seja celebrada em 4 de fevereiro; também há o projeto de um Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana

Da Redação, com Vatican News 

Seguem os desdobramentos do Documento sobre a Fraternidade Humana, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb, em fevereiro deste ano. Agora, a proposta é instituir o dia 4 de fevereiro, data de assinatura do documento, como Dia Mundial da Fraternidade Humana. 

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 5, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso lembrou que, em 20 de agosto de 2019, foi constituído um Comitê Superior para alcançar os objetivos contidos no Documento sobre a Fraternidade Humana em prol da paz mundial e da convivência comum. O Comitê é atualmente composto por membros cristãos, muçulmanos e judeus e presidido pelo presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot.

Leia também
.: Papa destaca fraternidade em encontro inter-religioso em Abu Dhabi
.: Fraternidade Humana é tema central de encontro realizado em Genebra

O órgão informa ainda que, na quarta-feira, 4, os membros do Comitê, guiados pelo Cardeal Ayuso Guixot e pelo juiz Muhammad Abd al-Salam, encontraram-se em Nova York com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para entregar-lhe uma mensagem do Papa Francisco e do Grão Imame de Al-Azhar, Ahmed Al-Tayyeb.

Na mensagem, consta a proposta de que 4 de fevereiro seja declarado Dia Mundial da Fraternidade Humana e se pede às Nações Unidas que participe, junto com a Santa Sé e Al-Azhar, da organização, num futuro próximo, de um Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana.

Guterres manifestou apreço e disponibilidade para a iniciativa, ressaltando a importância de se trabalhar a serviço de toda a humanidade. O secretário geral da ONU designou seu assessor especial para a questão de discursos de ódio e prevenção de genocídio, Adama Dieng, Representante das Nações Unidas para acompanhar as atividades propostas e colaborar com o Comitê Superior. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo