Vaticano

Papa destaca papel social de Fundação dedicada a João Paulo II

A entidade foi fundada na Polônia e mantém iniciativas de caráter educacional, cultural, religioso e caritativo, inspirados em São João Paulo II

Da redação, com Rádio Vaticano

Cerca de 250 membros da Fundação João Paulo II foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco nesta sexta-feira, 21, para celebrar os 35 anos de atividades da entidade.

A fundação foi criada por Karol Wojtyla, São João Paulo II, em 16 de outubro de 1981, a pedido dos poloneses que viviam no país ou eram imigrantes.

Em um discurso breve, o Santo Padre destacou a finalidade da Fundação, que é manter as iniciativas de caráter educacional, cultural, religioso e caritativo, inspiradas na figura de São João Paulo II.

As ações da Fundação abrangem diversas nações, sobretudo a Europa oriental e, segundo o Papa, numerosos estudantes foram favorecidos em seus estudos, graças à obra da entidade. “Por isso, encorajo-os a continuar neste compromisso de promoção e sustento em prol das jovens gerações. Formar a juventude é investir no seu futuro”, disse o Papa.

Francisco recordou a Jornada Mundial da Juventude, que presidiu na Polônia e os dois personagens e filhos da nação: Santa Faustina Kowalska e São João Paulo II, ambos apóstolos da Divina Misericórdia:

“Possam, as palavras e, sobretudo, os exemplos de vida destas duas luminosas testemunhas inspirar seu generoso compromisso. A Virgem Maria, Mãe da Misericórdia, proteja e acompanhe suas atividades”.

O Santo Padre concluiu dizendo: “Que o Ano Jubilar, que está para concluir, nos leve a refletir e meditar sobre a grandeza da Divina Misericórdia, em um tempo em que o homem, devido aos progressos em vários campos da técnica e da ciência, tende a sentir-se autossuficiente e emancipado de toda autoridade superior. Ao invés, como cristãos, devemos estar cientes de que tudo é dom de Deus e que a verdadeira riqueza não é o dinheiro, que nos torna escravos, mas o amor de Deus que nos torna livres”.

A Igreja Católica celebra neste sábado, 22, a memória litúrgica de São João Paulo II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo