Ao reunir-se com um grupo de jogadores de dama da Itália, Francisco disse que o jogo traz um ‘ar fresco’ às nossas sociedades digitais, marcadas pelo individualismo
Da redação, com Vatican News
O Santo Padre recebeu em audiência na manhã desta sexta-feira, 26, na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Federação Italiana de Dama, por ocasião de seu centenário.
Na breve saudação aos presentes, expressando sua alegria ao encontrá-los em um momento celebrativo tão especial para eles, Francisco destacou que o jogo de dama tem duas belas características: estimula a mente e é acessível a todos. Ele exige inteligência, habilidade e atenção, mas não grandes recursos e estruturas. É um daqueles jogos com os quais, onde quer que se encontre, se pode facilmente criar um momento de encontro e diversão: tudo do que se precisa é de um tabuleiro de xadrez e damas, dois jogadores, e é uma maneira agradável de estar junto. Isso faz com que a dama seja um jogo para todos, praticado em várias partes do mundo.
Um jogo que exercita a capacidade lógica
Por exemplo, é relatado como um dos passatempos mais comuns entre os migrantes que desembarcam em nosso litoral: muitos desses irmãos e irmãs, em situações de grande incerteza e apreensão, encontram alívio jogando damas, às vezes até junto com as pessoas que os acolhem, com simplicidade e compartilhamento.
Além disso, é um jogo que exercita a capacidade lógica, e isso é necessário, pois o abuso das novas mídias a adormece, observou o Pontífice, registrando também a presença das crianças que eles trouxeram consigo para a audiência, acrescentando que é bom ouvir as crianças, isso é muito bom, destacou.
Manter vivos os momentos de espiritualidade
Caros amigos, é bonito o vosso encontrar-vos com alegria, para conhecer-vos e desafiar-vos esportivamente: em um mundo caracterizado pelo individualismo, que às vezes corre o risco de se tornar isolamento, isso faz com que o ar puro circule, o ar fresco, o vosso jogo. Portanto, desejo-vos tudo de bom em vossas atividades; e também vos encorajo a manter vivos os momentos de espiritualidade que habitualmente associais aos eventos mais importantes organizados pela Federação.
O Papa concluiu agradecendo a visita e abençoando-os. Pediu também, como faz habitualmente, que não se esqueçam de rezar por ele e que sempre tragam as crianças consigo, que são uma promessa!