Papa destaca necessidade de ouvir e praticar a Palavra de Deus

Francisco disse que pronunciar palavras cristãs sem Cristo, ou seja, sem praticá-la, faz mal a si mesmo e aos outros

Da Redação, com Rádio Vaticano

papa_missa

Francisco destacou que escutar a Palavra sem praticá-la faz mal / Foto: L’Osservatore Romano

A homilia do Papa Francisco nesta quinta-feira, 5, na Casa Santa Marta, concentrou-se sobre a necessidade de escutar e praticar a Palavra de Deus. O Pontífice destacou que quem pronuncia palavras cristãs sem Cristo, isso é, sem colocar em prática, faz mal a si mesmo e aos outros, porque é vencido pelo orgulho e causa divisão, mesmo na Igreja.

Acesse
: Outras homilias do Papa Francisco

Escutar e colocar em prática a Palavra do Senhor é como construir a casa sobre uma rocha. O Santo Padre explicou a parábola evangélica proposta pela liturgia do dia, em que Jesus reprova os fariseus por conhecerem os mandamentos, mas não praticá-los. Segundo ele, escutar a Palavra e não praticá-la não só não serve como faz mal, pois engana e faz crer que a pessoa tem uma bela casa, mas sem fundamento.

“Esta figura da rocha refere-se ao Senhor (…) Uma palavra é forte, dá vida, pode seguir adiante, pode tolerar qualquer ataque, se esta palavra tem as suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tenha as suas raízes vitais em Jesus é uma palavra sem Cristo! E as palavras cristãs sem Cristo enganam, fazem mal!”.

Francisco acrescentou que essa palavra cristã sem Cristo leva o ser humano à vaidade, à segurança de si mesmo e ao orgulho. E então vem a palavra de Deus neste dia de hoje, convidando todos a construir a sua vida nesta rocha que é Ele.

“Pedir ao Senhor a graça de ajudar-nos nesta humildade, que devemos ter sempre, de dizer palavras cristãs em Jesus Cristo, não sem Ele. Com esta humildade de ser discípulos salvos e de seguir adiante não com palavras que, para fazerem-se poderosas, terminam na loucura da vaidade, na loucura do orgulho. Que o Senhor nos dê esta graça da humildade de dizer palavras com Jesus, fundadas em Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo