Casa Comum

Papa: construir uma "aldeia global" para a tutela do meio ambiente

“O vínculo dinâmico entre Criador, criatura humana e outras criaturas é uma aliança que não pode ser rompida sem danos irreparáveis”, alertou o Santo Padre 

Da redação, com Vatican News

Foto: Alexey Gotovskyi/CNA

O Papa Francisco recebeu na manhã deste sábado, 21, no Vaticano, os participantes da Conferência Internacional “A Natureza no Pensamento: uma nova cultura da natureza para a proteção da biodiversidade”, promovida pelo Comando dos Carabineiros da Itália. 

Em sua saudação aos presentes, o Santo Padre expressou sua gratidão por esta iniciativa, que demonstra o desejo de colaborar para a defesa da nossa Casa Comum. Este compromisso contribui para reforçar o diálogo, urgente e responsável, sobre o futuro do planeta, “porque o desafio ambiental e suas raízes humanas cabem e concernem a todos nós”, disse.

Vínculo entre Criador e criatura

“O tema da Conferência ‘A natureza no pensamento’ recorda o itinerário de São Boaventura de Bagnoregio, que, em várias ocasiões, nos convida a descobrir a Transcendência também através da contemplação da beleza da natureza. Trata-se, portanto, de um momento de formação para a mente e o espírito. Quando contemplamos, com admiração o céu, as estrelas, as águas cristalinas de uma ribeira, contemplamos, por analogia, o Autor de tanta beleza, dada como dom ao gênero humano, que é convidado a cultivar e a proteger”, comentou. 

Leia mais
.: Em vídeo, Papa pede oração e respeito ao meio ambiente

Segundo o Pontífice, como Deus colocou a sua Criação à disposição dos homens, eles também encontram sua plena realização superando o egoísmo e usufruindo de uma beleza compartilhada. “Este vínculo dinâmico entre Criador, criatura humana e outras criaturas é uma aliança que não pode ser rompida sem danos irreparáveis. Não podemos substituir uma beleza única e irreparável”.

Em um mundo em que “tudo está intimamente relacionado”, afirmou Francisco, é preciso identificar novos paradigmas pedagógicos para ser inseridos nos processos educativos, que levem ao diálogo com a ciência e a um maior aumento da cultura da tutela. Tal cultura, explicou o Papa, está ligada, de modo íntimo, a uma educação inclusiva, que se baseia sobre os pilares da ecologia integral. 

Superar divisões e contrastes

“Para promover um desenvolvimento realmente sustentável, é preciso abrir-nos, com criatividade, a novos itinerários, mais integrados e compartilhados, coligados, diretamente, com as pessoas e seus contextos. Assim, todos nós podemos contribuir para um processo educativo, que torna as pessoas mais capazes de superar divisões e contrastes, e favorece o cuidado e a defesa da nossa Casa Comum”.

O Santo Padre concluiu seu pronunciamento aos participantes da Conferência Internacional  dizendo: “Mediante os nossos talentos, somos chamados a construir uma ‘aldeia global’ para a tutela do meio ambiente, rejeitando todas as formas de discriminação, violência e prevaricação. Nesta ‘aldeia’, a educação pode gerar fraternidade e paz entre os povos e diálogo entre as religiões”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo