Papa celebra em paróquia romana: "saber o que há no coração"

Francisco convidou fiéis a refletirem sobre o que eles levam em seu coração

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa celebra em paróquia romana: "saber o que há no coração"

Papa durante a homilia / Foto: Reprodução CTV

Na tarde deste domingo, 16, Papa Francisco visitou a paróquia de São Tomé Apóstolo, na periferia de Roma.

Em sua chegada à paróquia, Francisco se encontrou com as crianças da Primeira Comunhão e os jovens da Crisma. Ele saudou fiéis, crianças batizadas nos últimos meses e seus pais. Francisco também falou com os idosos, os doentes, com a associação das famílias com filhos portadores de deficiência e também confessou algumas pessoas.

Na homilia, o Santo Padre convidou os fiéis a pensarem o que eles levam dentro de seu coração, dizendo a verdade a si mesmos, sabendo reconhecer o que não está bem. Segundo o Papa, essa é uma tarefa difícil, porque sempre há a tentativa de encobrir qualquer coisa que esteja errada na vida.

“Devemos nos perguntar o que há em nosso coração, porque isso que está dentro de nós vem para fora e faz o mal se for mal; mas se for bom, virá para fora e fará o bem. E é tão belo dizer a verdade a nós mesmos e nos envergonharmos quando nos encontramos em uma situação que não é como Deus quer.”

Recordando o ensinamento do Evangelho do dia, o Papa lembrou que há várias formar de matar, sendo uma delas o insulto, as fofocas contra os outros. É preciso, segundo ele, pedir a Deus duas graças: saber o que há no coração para não se enganar e fazer o bem que há no coração, e não o mal.

“Por que falo mal de uma pessoa? Porque tenho ódio no meu coração, tenho antipatia, e não amor. Pedir ao Senhor sempre esta graça: conhecer o que acontece no meu coração, para fazer sempre a escolha certa, a escolha do bem. (…) E, assim, seguir adiante, lembrando que aquilo que de mal sai do nosso coração suja a nossa vida.”

Depois de celebrar a Missa e antes de voltar ao Vaticano, Francisco saudou familiares de sacerdotes e encontrou o conselho pastoral paroquial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo