Tweet do Papa desta sexta-feira, 3, recordou o Tempo da Criação – período que encoraja os cristãos a renovarem a sua relação com Deus e com a criação
Da redação, com informações de agências
O Tempo da Criação foi tema de uma mensagem do Papa Francisco no twitter (@pontifex_pt). O Santo Padre publicou nesta sexta-feira, 3, a seguinte reflexão:
“A pandemia pôs em evidência quão vulneráveis e interligados estamos todos nós. Se não nos preocuparmos uns com os outros, a começar pelos últimos, por aqueles que são mais atingidos, incluindo a criação, não podemos curar o mundo. #TempoDaCriação”.
A Igreja iniciou na última quarta-feira, 1º – Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, a celebração do Tempo da Criação. O período encoraja os cristãos a renovarem a sua relação com Deus e com a criação. Isso pode ser feito por meio de conversão, compromisso e celebração.
Leia também
.: Celam apela à conversão pessoal e social sobre a questão ecológica
.: Ouvir o grito da Terra muda nossa forma de agir, afirma Dom Piat
No início do Tempo da Criação deste ano, o Papa Francisco recordou o tema: “Uma casa para todos. Renovar o oikos de Deus”. O Pontífice anunciou que nos próximos dias uma mensagem sua em conjunto com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, será divulgada.
“Junto com os irmãos e irmãs de diferentes confissões cristãs, rezemos e trabalhemos pela nossa Casa comum nestes tempos de grave crise planetária”, disse o Santo Padre. O período é de cunho ecumênico e tem seu fim no dia 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Tempo da Criação
O Tempo da Criação é celebrado desde 1989 pelos cristãos ortodoxos. Tudo começou quando o Patriarca Ecumênico Dimitrios I proclamou o dia 1º de setembro como um dia de oração pelo meio ambiente.
Com o passar do tempo, a data se expandiu para um período inteiro. Uma das primeiras celebrações organizadas do Tempo da Criação foi realizada no ano 2000 em uma igreja luterana em Adelaide, Austrália.
Em 2003, a Igreja Católica das Filipinas começou a pedir aos católicos que observassem o Tempo da Criação, o que fez com que o período ganhasse um cunho mais ecumênico entre os cristãos.
No pontificado de Francisco o período ganhou força entre os católicos. Após publicar sua encíclica Laudato si’, em 2015, o Papa instituiu formalmente o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Em 2019, o Pontífice convidou oficialmente os católicos a celebrarem o período completo.