Papa aprova propostas sobre futuro do Banco do Vaticano

Santa Sé emitiu comunicado, hoje, informando que o Papa aprovou propostas desenvolvidas em conjunto com órgãos de supervisão do IOR

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa aprova propostas para futuro do Banco do VaticanoO Papa Francisco aprovou uma proposta referente ao futuro do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano. A aprovação foi informada, nesta segunda-feira, 7, em comunicado emitido pela Santa Sé.

A proposta aprovada foi desenvolvida conjuntamente pelos representantes da Pontifícia Comissão Referente ao IOR, pela Pontifícia Comissão Referente de Estudo e Endereço sobre a Organização da Estrutura Econômico-Administrativa da Santa Sé (COSEA), pela Comissão Cardinalícia do IOR e pelo Conselho de Superintendência do IOR. As questões foram apresentadas ao Papa pelo Prefeito da Secretaria para a Economia, Cardeal George Pell, com o consentimento do Cardeal Santos Abril y Castelló, presidente da Comissão Cardinalícia do IOR.

“O IOR continuará a servir com atenção e a fornecer serviços financeiros especializados à Igreja Católica em todo o mundo. Os serviços que podem ser oferecidos pelo Instituto ajudam o Santo Padre em sua missão de pastor universal e apoiam também várias instituições e indivíduos que colaboram com ele em seu ministério”, informa a nota.

Com tal confirmação, o presidente do Conselho de Superintendência, Ernest Von Freyberg e a gerência do Banco do Vaticano vão completar seu plano, a fim de assegurar que o IOR possa cumprir a sua missão como parte das novas estruturas financeiras da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano. O plano será apresentado ao Conselho de Cardeais do Santo Padre e ao Conselho para a Economia.

As atividades do IOR continuarão submetidas à supervisão da Autoridade de Informação Financeira (AIF). Em conformidade com o Motu Proprio de 8 de agosto de 2013 e de 15 de novembro de 2013 e com a lei número XVIII sobre transparência, supervisão e informação financeira, foi introduzida uma ampla e articulada estrutura legal e institucional que visa regulamentar as atividades financeiras na Santa Sé e no Estado da Cidade do Vaticano.

Com relação a isso, Cardeal George Pell confirmou a importância de um alinhamento sustentável e sistemático das estruturas legais e normativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano com as melhores práticas de regulamentação internacionais.

“Uma eficaz supervisão regulamentadora e os progressos alcançados em conformidade, transparência e operações iniciadas em 2012 e sensivelmente aceleradas em 2013 são fundamentais para o futuro do Instituto”, finaliza o comunicado.

Leia mais
.: Papa institui secretaria para assuntos econômicos da Santa Sé
.: É necessário desburocratizar, diz cardeal sobre nova secretaria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo