Papa aos consagrados: não tenham medo de renovar estruturas

Francisco disse que não se pode temer a renovação de hábitos e estruturas que não respondem mais ao pedido de Deus hoje

Jéssica Marçal
Da Redação

Na manhã desta quinta-feira, 27, o Papa Francisco recebeu em audiência os participantes da plenária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Aos consagrados, o Santo Padre pediu que não tenham medo de renovar as estruturas que impedem de escutar o grito dos que esperam o Evangelho.

Francisco reunido com irmãs salesianas em encontro no dia 8 de novembro / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco reunido com irmãs salesianas em encontro no dia 8 de novembro / Foto: L’Osservatore Romano

A plenária teve como tema “Vinho novo em odres novos”, convidando os consagrados a refletirem sobre a situação atual da vida consagrada na Igreja. Como já disse em outras ocasiões, Francisco lembrou que não se deve ter medo de deixar os “odres velhos”, ou seja, renovar os hábitos e estruturas que não respondem mais ao que Deus pede hoje para fazer avançar o seu Reino no mundo.

“As estruturas que nos dão falsa proteção e que condicionam o dinamismo da caridade; os hábitos que nos afastam do rebanho ao qual somos enviados e nos impedem de escutar o grito de quantos esperam a Boa Nova de Jesus Cristo”, enfatizou.

Francisco mostrou preocupação com algumas fraquezas da vida consagrada hoje, como a resistência de alguns setores à mudança e a diminuição da atração, bem como o número relevante de abandono. Ele mencionou alguns critérios que devem acompanhar os consagrados na tarefa de avaliar o vinho novo e o odre que deve contê-lo: a originalidade evangélica das escolhas, a fidelidade carismática, o primado do serviço, a atenção aos menores e frágeis, o respeito da dignidade de cada pessoa.

Leia também
.: Às irmãs salesianas, Papa pede missão com esperança e alegria

O Santo Padre encorajou os consagrados a trabalharem com generosidade na vinha do Senhor. Ele recordou que também é necessário empenho para substituir odres velhos por novos, a fim de oferecer espaço idôneo para acolher e frutificar novos dons que o Espírito derrama sobre a Igreja. E não se pode esquecer da oração constante.

“Nós consagrados somos consagrados para servir o Senhor e servir os outros com a Palavra do Senhor, não? Digam aos novos membros, por favor, digam que rezar não é perder tempo, adorar Deus não é perder tempo, louvar Deus não é perder tempo. Se nós consagrados não paramos todos os dias diante de Deus na gratuidade da oração, o vinho será vinagre!”.

A reunião dos consagrados aconteceu às vésperas do início do Ano da Vida Consagrada, neste domingo, 30, convocado pelo Papa Francisco. Ele pediu orações para que, neste Ano, todos possam colocar “vinho novo em odres novos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo