Em mensagem aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana, Francisco os encorajou a continuar “apaixonados por Jesus Cristo” e servir aos outros sem guardar nada para si
Da redação, com Vatican News

Participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana /Foto: ANS
O Papa Francisco enviou uma mensagem nesta segunda-feira, 7, aos participantes do XXIX Capítulo Geral da Congregação Salesiana. Eles estão vivendo a última semana dos trabalhos iniciados em 16 de fevereiro no coração da obra salesiana, no complexo de Valdocco, na cidade italiana de Turim.
O período de espiritualidade, análise e decisões para o sexênio 2025-2031 (que termina no próximo sábado, 12) já elegeu o novo reitor-mor da Sociedade de São Francisco de Sales, padre Fabio Attard, que foi saudado pelo Pontífice no texto. O Santo Padre desejou um bom trabalho ao sacerdote e agradeceu o Cardeal Ángel Fernández Artime pelo serviço que prestou ao Instituto nestes anos. O purpurado é um dos novos cardeais criados por Francisco no Consistório de 30 de setembro de 2024.
Leia mais
.: Confira os novos conselheiros e ecônomo geral da Congregação Salesiana
Apaixonados por Cristo
Não podendo encontrar pessoalmente os salesianos, por causa do período de recuperação na Casa Santa Marta, o Papa enviou a mensagem por ocasião do Capítulo Geral e também pelo aniversário de 150 anos da primeira expedição missionária de Dom Bosco à Argentina: “embora à distância, desejo encorajá-los a viver este tempo de escuta do Espírito e de discernimento sinodal com confiança e comprometimento”.
Ao fazer referência ao tema de trabalho escolhido “Salesianos apaixonados por Jesus Cristo e entregues aos jovens”, Francisco afirmou: “É um belo programa: ser ‘apaixonado’ e ‘entregue’, deixar-se envolver totalmente pelo amor do Senhor e servir aos outros sem guardar nada para si, como fez o Fundador de vocês em seu tempo. Embora hoje, em comparação com aquela época, os desafios a serem enfrentados tenham mudado um pouco, a fé e o entusiasmo permanecem os mesmos, enriquecidos com novos dons, como aquele da interculturalidade.”
O Pontífice finalizou a mensagem agradecendo “pelo bem que fazem em todo o mundo”, com salesianos espalhados nos cinco continentes, e encorajando “a continuar com perseverança”. Pediu ainda, como sempre, para que rezassem por ele.