Santo Padre destacou reflexões do abade Bernardo sobre memória e esperança; Francisco retorna hoje ao Vaticano
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Terminou nesta sexta-feira, 15, o retiro espiritual para o Papa e a Cúria Romana, os chamados “exercícios espirituais”. Hoje, na conclusão do retiro, o Papa Francisco agradeceu ao pregador, abade Bernardo Francesco Maria Gianni, O.S.B., que conduziu esses dias de reflexão.
“Quero agradecer-te, irmão Bernardo, pela sua ajuda nestes dias. Impressionou-me o seu trabalho para nos fazer entrar, como vez o Verbo, no humano; e entender que Deus se faz sempre presente no humano”.
Francisco também agradeceu pelo abade ter falado sobre memória, esperança, trabalho e paciência como indicando o caminho para ter aquela “memória do futuro” que leva sempre adiante.
“Agradeço-te tanto. Reze por nós que somos todos pecadores, todos, mas queremos seguir adiante assim, servindo o Senhor. Muito obrigada e leve saudações aos monges da minha parte e da parte nossa. Obrigado!”.
Os exercícios espirituais já são uma tradição na Quaresma. Desde o último domingo, 10, Francisco e membros da Cúria Romana estiveram reunidos em Ariccia em torno do tema: “A cidade dos desejos ardentes: olhares e gestos pascais na vida do mundo”.