Em telegrama

Papa agradece patriarca de Constantinopla por empenho ecumênico

Patriarca de Constantinopla receberá prêmio por compromisso ecumênico

Da redação, com Rádio Vaticano

Um “significativo reconhecimento, sinal de gratidão pelo serviço de Bartolomeu na promoção de uma sempre maior comunhão entre todos os crentes em Cristo”. Assim o Papa Francisco define o Prêmio “São Nicolau” que nesta segunda-feira, 5, será entregue em Bari pela Faculdade Teológica Pugliese ao Patriarca ecumênico de Constantinopla, por ocasião da festa de São Nicolau.

Em um telegrama enviado ao Arcebispo de Bari-Bitonto, Dom Francesco Cacucci, o Santo Padre se une espiritualmente ao querido irmão Bartolomeu na veneração do Santo Bispo de Myra, Nicolau, cujas relíquias são preservadas em Bari há quase mil anos.

O Pontífice confia à intercessão deste santo muito amado no Oriente e no Ocidente a comum oração “pela realização da tão desejada plena unidade dos cristãos”.

Com a “louvável iniciativa” deste prêmio – conclui o Papa – “a Faculdade Teológica Pugliese e toda Igreja de Puglia testemunham a sua fidelidade à vocação de serem pontes entre os Cristãos do Oriente e do Ocidente”.

O prêmio

O Prêmio Ecumênico “São Nicolau” é um reconhecimento importante que a Faculdade de Teologia de Puglia atribui a eminentes personalidades católicas e ortodoxas pelo serviço prestado na promoção da unidade dos cristãos.

Criado em 1995 para celebrar o 25º aniversário de fundação do Instituto de Teologia Ecumênico-patrística “São Nicolau”, o prêmio consiste em uma reprodução fiel em escala 1/3 em prata e ouro da “lâmpada uni-chama” que queima perpetuamente desde 1936 junto às relíquias de São Nicolau na cripta da Basílica a ele dedicada.

A obra foi realizada pelo ourives barese Felice Caradonna.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo