Delegação de crismandos está em peregrinação para conhecer lugares santos de Roma e da origem do cristianismo; uma experiência de fé repetida há 20 anos
Da redação, com Vatican News
Um encontro festivo nas primeiras horas da manhã deste sábado, 11, em frente à Casa Santa Marta, no Vaticano. O Papa Francisco, de papa-móvel, acolheu cerca de mil crismandos da diocese de Gênova, cidade portuária da região da Ligúria, noroeste da Itália, acompanhados pelo arcebispo Dom Marco Tasca.
O grande grupo está em peregrinação a Roma, experiência de fé e vida comunitária repetida há mais de 20 anos para visitar os lugares santos e de origem do cristianismo, numa viagem “de 8 horas” até a capital, como descobriu Francisco num diálogo informal com as crianças.
O Pontífice deu as boas vindas à delegação e logo pediu se nessa longa viagem de ônibus eles fizeram muito barulho. “Uma pergunta: vocês sabem cantar alguma coisa?”, pediu o Papa, que logo recebeu uma resposta afirmativa. Então, “cantem. Vamos lá!”, pediu o Pontífice, que disse gostar muito do que ouviu: “e fico feliz em ouvi-los tão, tão felizes”.
Na conversa, Francisco quis entender se realmente é verdade que crianças como elas fazem barulho. Com a resposta, sendo meio ambígua, o Papa então dividiu aqueles do ‘sim’ com aqueles do ‘não’ e os que fizeram mais barulho, ganharam. Uma brincadeira espontânea com o grupo que despertou novamente a felicidade do Papa em recebê-los em pleno Vaticano: “Estou feliz em vê-los; estou feliz por estarem aqui”. Veio, assim, a mensagem do Papa Francisco, junto a um rosário que cada um irá levar de lembrança dessa peregrinação.
“Mas é para rezar, hein! É para rezar. Depois, dou uma tarefa para vocês. Ouçam bem: cumprimentem os seus pais e, depois, cumprimentem os avós. Está bem? Vocês sabem que os avós são pessoas sábias e boas. Cumprimentem os mesê (que significa “avós” no dialeto genovês), ok? Agora, vou deixá-los e vou ali trabalhar, no palácio, e peço que rezem por mim. Mas antes de ir embora, gostaria de dar a bênção, está bem? Mas vamos rezar juntos a Ave-Maria.”
Além de encontrar o Pontífice neste sábado, os jovens irão visitar os Jardins do Vaticano e a Basílica de São Pedro. No domingo, 12, eles irão participar da Missa dominical e, em seguida, irão participar da oração mariana do Regina Caeli, com o Papa Francisco na Praça de São Pedro.