EXPECTATIVA

Padres de Papua-Nova Guiné se preparam para receber Papa Francisco

Visita do Pontífice à ilha em setembro tem gerado expectativa na população do país, formada pelo clero local para momento histórico que se aproxima

Da Redação, com Agência Fides

Foto: Vatican Media/Catholic Press Photo/IPA/Abaca via Reuters Connect

Entre os dias 2 e 13 de setembro, o Papa Francisco fará mais uma Viagem Apostólica – desta vez, visitará Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura. Diante da aproximação da visita pontifícia, os sacerdotes de Papua-Nova Guiné já têm se preparado com orações, reflexões e momentos de discussão para receber o Santo Padre.

A expectativa pela presença de Francisco no país é grande desde que a viagem foi anunciada. Ele teria ido para o país oceânico há quatro anos, mas a pandemia de Covid-19 adiou a visita do Papa, que é esperada desde 1995, quando João Paulo II era o Pontífice.

Paróquias e comunidades em Papua-Nova Guiné têm se empenhado para oferecer aos fiéis momentos de oração e encontros de catequese e formação que ajudem a compreender as razões pelas quais o líder da Igreja Católica visitará não apenas Port Moresby, capital do país, mas também Vanimo, uma pequena cidade com pouco menos de 10 mil habitantes onde existe uma próspera comunidade católica, repleta de missionários, vários dos quais são argentinos.

Leia mais
.: Vaticano divulga programa da Viagem Apostólica do Papa à Ásia

“As pessoas estão curiosas e querem saber mais”, afirma padre Victor Roche, missionário indiano da Sociedade do Verbo Divino e atualmente diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias no país. Neste contexto de espera, também os sacerdotes têm necessidade de se encontrar, de refletir e de preparar-se espiritualmente.

Sobre Papua-Nova Guiné

Segundo dados oficiais, Papua-Nova Guiné é o segundo país com a percentagem mais baixa de população que vive em cidades – apenas 13,2%. Considerando que a ilha tem uma taxa de urbanização de 2,51% e que grande parte da população é analfabeta, a formação de sacerdotes torna-se ainda mais importante. Em todo o país, segundo o Anuário Estatístico da Igreja de 2021, existem 304 diocesanos e 295 religiosos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo